Artigos Acadêmicos e Noticiosos
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Artigo Científico Probabilidades de admissão e desligamento no mercado de trabalho brasileiro(2016) Nunes, Douglas Uemura; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, Bruno KawaokaEste artigo avalia as probabilidades de admissão e desligamento no mercado de trabalho brasileiro, e mensura sua contribuição para a variabilidade cíclica da taxa de desemprego no país. Para isso, é utilizada uma metodologia recente, que permite a obtenção das probabilidades através dos estoques de empregados e desempregos, corrigindo o viés de agregação de tempo. Verificamos que, para o período de 1983 a 2001, as oscilações da taxa de admissão foram responsáveis por 75% da variabilidade da taxa de desemprego nas principais regiões metropolitanas do Brasil. Entre 2004 e 2013 a taxa de admissão explica 80% dessas variações.Artigo Científico Racial social norms among Brazilian students: Academicperformance, popularity, and racial identification(2022) CHARLES KIRSCHBAUM; Portella, Alysson Lorenzon; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHOArtigo Científico The effects of trade liberalization on productivity growth in Brazil: competition or technology(2010) Lisboa, Marcos de Barros; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Schor, AdrianaEste artigo examina os efeitos da liberalização comercial sobre o cresci mento da produtividade no Brasil. Em contraste com a literatura anterior, testamos se essa relação é derivada do mercado de produto ou de insumos, incluindo tanto as tarifas de produto e com as de insumos em regressões de produtividade ao nível da firma. Os resultados mostram que o mercado de insumos é mais importante que o efeito da concorrência para explicar o crescimento da produtividade no Brasil. Verificamos também que a redução das tarifas de insumo aumenta as margens de lucro, enquanto a redução de tarifas de produto tem o efeito oposto.Artigo Científico A relação entre gastos educacionais e desempenho escolar(2009) Amaral, Luiz Felipe Leite Estanislau do; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHOO objetivo desse artigo é verificar se os gastos com educação aumentam o aprendizado dos alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Para medir os gastos com educação nós utilizamos as despesas com educação fundamental dos municípios brasileiros em 2005, ao passo que a proficiência é medida através do resultado médio dos alunos do município nos exames de Matemática e Língua Portuguesa na prova Brasil do mesmo ano. Verificamos que, após controlarmos pela escolaridade média da população do município, número de horas-aula, proporção de docentes com nível superior e pelas dummies de cada UF, que capturam características não observáveis possivelmente correlacionadas com desempenho e gastos, o efeito dos gastos sobre o desempenho é muito pequeno e estatisticamente insignificante na maioria das especificações. Além disso, por meio de regressões quantílicas, constatamos que a significância do efeito dos gastos sobre o desempenho ocorre apenas para os municípios com notas mais altas na quarta série.Artigo Científico Salário mínimo e desigualdade no Brasil entre 1981-1999: uma abordagem semiparamétrica(2009) NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Rodrigues, Eduardo Augusto de SouzaEste trabalho apresenta uma abordagem semiparamétrica para analisar o efeito do salário mínimo na distribuição salarial do Brasil entre 1981 e 1999. A estratégia utilizada baseia-se na desenvolvida por DiNardo et al. (1996) e que ainda não havia sido empregada para o Brasil. Além do salário mínimo, verificamos os efeitos de outros três fatores, a fim de comparar a importância de cada um deles na evolução da desigualdade brasileira. São eles: i) a distribuição do nível educacional; ii) o grau de sindicalização; e iii) outras características individuais. Utilizamos dados das PNADs e um estimador não paramétrico (Kernel) da densidade dos salários com pesos apropriados para captar os efeitos de cada um dos fatores. Uma das princi pais contribuições desse método é permitir uma representação visual clara do impacto de cada um desses fatores e em quais pontos da distribuição salarial cada um exerce maior influência. Os resultados apontam para efei tos importantes do mínimo sobre a desigualdade brasileira.Artigo Científico A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil(2009) Curi, Andréa Zaitune; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHONeste artigo analisamos a relação entre a educação pré-primária (creche e pré-escola) e os salários, a escolaridade e a proficiência escolar no Brasil, utilizando dados da PPV e do SAEB. Os resultados mostram que a pré-escola tem uma relação positiva e significante com a conclusão dos quatro ciclos escolares, com efeito marginal crescente nos três primeiros, e que a creche tem relação positiva e significante apenas com a conclusão do ensino médio e do ensino universitário. Além disso, a pré-escola está associada com um aumento de 1 ano e meio de escolaridade e de 16% na renda, independentemente da sua relação com a educação. Finalmente, os alunos que frequentaram a pré-escola têm um desempenho escolar melhor, medido por testes de proficiência, na 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio.Artigo Científico The structure of worker compensation in Brazil, with a comparison to France and the United States(2008) NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Muendler, Marc-Andreas; Ramey, GareyArtigo Científico Trade unions and the economic performance of brazilian establishments(2008) NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Zylberstajn, Hélio; Chahad, José Paulo; Pazello, Elaine ToldoEste artigo analisa, pela primeira vez na literatura, o impacto dos sindicatos de trabalhadores em vários indicadores de desempenho econômico de firmas industriais brasileiras. Realizou-se uma pesquisa retrospectiva sobre a densidade sindical de 1000 estabelecimentos industriais brasileiros e seus resultados foram combinados aos indicadores de desempenho econômico da Pesquisa Industrial Anual (PIA) de 1990 a 2000. Os resultados indicam que a relação entre a densidade sindical na firma e seus salários, emprego e produtividade, é não-linear, ou seja, um aumento no grau de sindicalização leva a um melhor desempenho, porém a taxas decrescentes. Observou-se, também, uma relação negativa entre sindicalização e rentabilidade. Finalmente, estabelecimentos que introduziram mecanismos de ‘participação nos lucros’ aumentaram sua produtividade e rentabilidade no período e pagaram maiores salários nas firmas onde o grau de sindicalização era maior.Artigo Científico O papel do capital humano na trajetória da desigualdade de salários no Brasil no período de 1981 a 2006(2008) Tavares, Priscilla Albuquerque; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHOEste artigo estuda o impacto das transformações educacionais que vem ocorrendo no mercado de trabalho sobre a desigualdade de salários no Brasil entre 1981 e 2006. Os resultados mostram que os retornos à educação relacionam-se positivamente com a desigualdade de salários. A despeito do aumento da qualificação da força de trabalho, o efeito-composição, que atuou no sentido de elevar a desigualdade de salários nos anos 1980, não vem apresentando impactos significativos sobre a dispersão salarial desde então, mas deve colaborar para a redução da iniqüidade salarial a partir de 2012. Finalmente, conclui-se que as mudanças na desigualdade de salários no Brasil estão concentradas na cauda inferior da distribuição.Artigo Científico A relação entre altura, escolaridade, ocupação e salários no Brasil(2008) Curi , Andréa Zaitune; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHONeste artigo analisamos os efeitos da altura, utilizada como proxy para as condições sócio econômicas, demográficas, de saúde e dos ambientes físico e social vivenciadas por uma pessoa, sobre a escolaridade e os salários no Brasil, utilizando dados da PPV e da POF. Examinamos a influência da altura na conclusão dos ciclos escolares, na alocação entre as ocupações e nos salários dos indivíduos, separadamente para homens e mulheres. Os resultados mostram que a altura tem impacto positivo e significante na conclusão dos quatro ciclos para as mulheres, e na conclusão do ensino fundamental 1 (1ª a 4ª série), ensino fundamental 2 (5ª a 8ª série) e ensino médio para os homens, sendo o impacto para os homens maior do que para as mulheres. Além disto, a altura tem impacto positivo e significante na renda dos indivíduos, independentemente do seu impacto na educação e na ocupação. Por fim, as ocupações que requerem mais habilidade atraem indivíduos, em média, mais altos do que as ocupações que exigem menos habilidade. Os resultados indicam que deficiências de capital humano na infância têm efeitos muito importantes no decorrer do ciclo de vida das pessoas e que, portanto, investimentos públicos na saúde, educação, habitação e nutrição na infância têm um retorno muito elevado.