Artigos Acadêmicos e Noticiosos

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3226

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 29
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Alternativas para salvar vidas em favelas durante a pandemia: a contribuição da dinâmica de sistemas
    (2020) VINICIUS PICANÇO RODRIGUES; Chaves, Gisele Lorena Diniz; Oliveira, Igor Czermainski de; Viegas, Cláudia Viviane; Aquino, Ellen Larissa de Carvalho
    A pandemia relacionada à infeção pelo novo coronavírus (COVID-19) tem desafiado o mundo pela rápida contaminação. Medidas de prevenção e controle tentam poupar os sistemas de saúde. No Brasil, populações vivendo em favelas carecem de condições para o necessário isolamento social e não contam com saneamento básico. Este estudo descreve a mobilização voluntária de pesquisadores que adotaram a Dinâmica de Sistemas (DS) para simular diferentes alternativas de prevenção à COVID-19, como: remoção temporária de moradores de favelas, oferta de produtos de higiene, estimativa de cobertura de saneamento e possibilidade de ampliação de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). Como resultados, cinco estratégias foram listadas, em cenários otimista e pessimista para cada uma, estimando-se o número de vidas potencialmente salvas, dias sem UTI e número máximo de pessoas aguardando leito de UTI. Conclui-se que a DS é uma abordagem adequada para subsidiar políticas públicas e tomada de decisão em cenários complexos junto às comunidades envolvidas.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    O impacto do gasto público e da qualidade por nível de ensino sobre o crescimento da renda dos estados brasileiros
    (2020) EDUARDO CORREIA DE SOUZA; Menezes Filho, Naercio
    Neste artigo, procuramos entender melhor a relação entre a alocação ótima dos investimentos em educação pelos estados brasileiros e o crescimento econômico desses estados, inspirados pelo modelo de Aghion et al. (2005). Os resultados mostram que, embora os gastos educacionais não tenham impacto significativo sobre o crescimento, a qualidade do ensino médio tem impacto positivo para os estados brasileiros mais próximos à fronteira de renda. Nossas estimativas indicam que a qualidade do ensino médio se torna mais importante do que o a do ensino fundamental para os estados com renda per capita maior ou igual a 60% da fronteira.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Inovação e colaboração governamental para recuperar veículos roubados e furtados
    (2021) MARCELO MARCHESINI DA COSTA; SANDRO CABRAL; PRISCILA FERNANDES RIBEIRO; Guimarães, Arthur Viana
    Objetivo da pesquisa: O objetivo deste trabalho é discutir em que medida a intensidade de colaboração entre diferentes esferas governamentais molda o desempenho organizacional obtido a partir de inovações tecnológicas no setor público, tendo como base a implementação de um sistema de recuperação de veículos roubados e furtados em que a Prefeitura de São Paulo e a Polícia Militar do Estado de São Paulo agiram conjuntamente. Enquadramento teórico: Utiliza-se como suporte para a análise a literatura sobre governança colaborativa e inovações em governos, com destaque para a sua aplicação na área de segurança pública. Metodologia: Por meio de regressões logísticas e análise de clusters espaciais, analisamos dados referentes a 319.487 veículos subtraídos no município de São Paulo entre 2015 e 2017. Resultados: Enquanto identificamos um aumento estatisticamente relevante na probabilidade de se recuperar um veículo em decorrência dos esforços colaborativos empregados, encontramos também resultados heterogêneos nos diferentes distritos do município de São Paulo. Originalidade: Este trabalho supre uma deficiência da literatura na medida em que, apesar do crescente uso de inovações como forma de aprimorar serviços públicos, pouco se sabe sobre a intensidade de colaboração necessária para gerar os resultados desejados diante da adoção de novas tecnologias. Contribuições teóricas e práticas: Os resultados sugerem que a efetividade de inovações está associada à intensidade de colaboração entre os diferentes órgãos públicos. Isso indica caminhos para que a gestão pública potencialize os benefícios de inovações em suas atividades.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Colaboração entre governos e organizações da sociedade civil em resposta a situações de emergência
    (2020) MARCELO MARCHESINI DA COSTA; Alves, Mário Aquino
    A pandemia da COVID-19 é um exemplo de grande emergência que desafia a administração pública ocasionalmente. A despeito da variedade de eventos dessa natureza, recai sobre o governo, majoritariamente, a responsabilidade pelas ações emergenciais nesses momentos. Organizações da Sociedade Civil (OSCs) podem, no entanto, contribuir para uma resposta rápida e adequada a tais ocorrências. Neste artigo, são discutidas as características das OSCs que as habilitam a contribuir para as medidas de emergência adotadas pelos governos. Analisa-se também a possibilidade de ampliação dos arranjos colaborativos entre governos e OSCs.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Dilemas para a Implementação de Programas de Incentivo Atrelados a Desempenho em Segurança Pública
    (2020) MARCELO MARCHESINI DA COSTA; Cabral, Sandro;; Saes, Paula Macchione
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Análise de colaborações entre governo e ONGs e da densidade de ONGs no Brasil
    (2017) MARCELO MARCHESINI DA COSTA
    Esta pesquisa analisa os efeitos da densidade de organizações sem fins lucrativos (ONGs) e da colaboração entre governo e ONGs no desenvolvimento humano e na desigualdade de renda no Brasil. Estudos de governança afirmam que a colaboração do governo com ONGs leva a melhores resultados sociais. Esta pesquisa testa essa hipótese em 5.562 municípios brasileiros usando modelos lineares e espaciais. Análises espaciais permitem a identificação de efeitos específicos ocorrendo em diferentes regiões. A taxa de convênios entre o governo federal e ONGs em cada município brasileiro está associada a uma diminuição da desigualdade de renda, porém está também associada a uma significativa queda do nível de desenvolvimento humano. A densidade de ONGs de diferentes áreas de atividade apresenta diversas relações com desenvolvimento humano e desigualdade. Esses resultados permitem uma análise mais realista de arranjos de governança, considerando seus impactos nas comunidades e as realidades locais.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo de Periódico Noticioso
    Desestatização em São Paulo: entre o espetáculo e a realidade
    (2017) MARCELO MARCHESINI DA COSTA; SANDRO CABRAL
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Tropicália: manobras estratégicas em redes de músicos
    (2007) CHARLES KIRSCHBAUM; Vasconcelos, Flávio Carvalho de
    Este artigo busca construir pontes entre três campos teóricos: Teoria Organizacional, Redes Sociais e Identidade Social. Por meio da análise de redes de músicos brasileiros, monitoramos a emergência de novos estilos, paralelamente às mudanças estruturais na rede. Durante o período de análise, de 1958 a 1969, quatro estilos musicais se consolidaram: Bossa Nova, Jovem Guarda, MPB e Tropicália. Utilizamos a análise de redes sociais para obter três dimensões da evolução do campo: evolução da rede, criação de buracos estruturais e transformação da centralidade dos atores. Confl itos internos em um campo criam oportunidades de intermediação entre grupos separados por buracos estruturais. Essas lacunas podem ser gradativamente conectadas a partir de transformações incrementais nas redes dos artistas. Com a maior infl uência de artistas emergentes, aumenta a possibilidade de introdução de um novo estilo e modifi cação do sistema classifi catório do campo.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Renascença da indústria brasileira de filmes: destinos entrelaçados?
    (2006) CHARLES KIRSCHBAUM
    O objetivo é contribuir para a investigação sobre a dinâmica de campos organizacionais a partir de uma abordagem de análise de redes. Para isso, foi reconstruída a rede da indústria brasileira de filmes de 1994 a 2002 e analisados os fatores de previsão da performance individual, explorando sua relação com as características relevantes dos indivíduos. O papel categórico (ator, diretor, produtor) é um dos elementos mais poderosos de previsão da performance individual entre 1994 e 1996. Entretanto, em períodos subseqüentes, outras variáveis estratégicas ganham maior relevância, tais como o reconhecimento individual, a centralidade e a equivalência estrutural. Esses resultados sugerem que, em uma indústria em rede e que se encontra em desenvolvimento, o sucesso coletivo é mais importante que o sucesso individual.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Organizational Design for Institutional Change: the Case of MPB Festivals, 1960 to 1968
    (2006) CHARLES KIRSCHBAUM
    Uma preocupação central na pesquisa inserida no neo-institucionalismo é o surgimento de campos organizacionais. Esse artigo explora a emersão do campo da MPB em paralelo com a organização de festivais de música nos anos sessenta. Os festivais foram importantes ao combinar músicos, júri e a platéia em um fórum relativamente protegido da influência da indústria fonográfica. Através dessa interação foi possível a introdução e difusão de novas tendências no campo de música popular. Ao mesmo tempo, os festivais permitiram a consagração da categoria MPB como uma forma artística distinta do restante da música popular. A estrutura dos festivais provocou duas conseqüências não intencionais: o conflito entre os músicos e a platéia, e entre os músicos e o juri. Enquanto vários músicos lutavam para conquistar a autonomia para a sua atividade artística, a platéia exigia supremacia. Como resultado, vários músicos exerceram pressão sobre os júris para proteger os critérios estéticos da influência da platéia. A conclusão propõe uma avaliação crítica do papel dos festivais na evolução do campo da MPB