GUSTAVO MOREIRA TAVARES
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Relatório de pesquisa Mapa de Gestão de Lideranças(2024) GUSTAVO MOREIRA TAVARES; Ana Flávia Silva de Paula; Ícaro Caniçali; Verônica Ennes; Victor Dias; Marcela Carvalho; Lopes, André Vaz; Chammas, Cristiane; Neves, Ianaira Barretto Souza; Menon, Isabela; Araújo, Mariana Lopes deO presente relatório, e a própria criação do Mapa de Gestão de Lideranças (MGL), visa identificar e promover boas práticas de gestão estratégica de pessoas para fortalecimento dos quadros de direção no setor público, tendo como lócus de estudo o 2º e o 3º escalão da administração direta dos governos estaduais brasileiros. O principal objetivo é diagnosticar as capacidades e práticas estatais e as principais potencialidades a serem exploradas pelos governos neste campo. Para tanto, foram selecionadas três das principais secretarias estaduais: Gestão (ou nomenclaturas análogas), Educação e Saúde. A escolha dessas áreas baseou-se em dois critérios: i) responsabilidade pela agenda de gestão de pessoas no estado; e ii) responsabilidade pelas maiores políticas públicas em termos de volume de investimentos e quantidade de serviços de atendimento direto à população. O número de secretarias participantes por estado é apresentado no mapa acima. Cinco pilares foram estabelecidos para esta análise: - Pré-Seleção - Gestão do Desempenho - Desenvolvimento - Diversidade - Atuação Sistêmica do Órgão CentralDissertação Desenvolvendo líderes: A visão de profissionais de RH e de líderes sobre a contribuição das diferentes ferramentas nesse processo(2024) Marin, Paulo RicardoO desenvolvimento de liderança é um tema atual e de grande relevância para as organizações, que realizam altos investimentos com esta finalidade, e para a academia, como se nota pelo grande avanço das pesquisas sobre o tema nas últimas décadas. Apesar disso, o conhecimento sobre o processo de aprendizagem do líder ao longo do tempo para desenvolver suas capacidades e atingir a maturidade no papel de liderança ainda é limitado, assim como o entendimento sobre como diferentes ferramentas (coaching, mentoria, cursos etc.) contribuem nesse processo. Para investigar essa questão, foi utilizado método misto de pesquisa. Na pesquisa qualitativa, foram entre vistados 15 profissionais com experiências diversas em planejamento, formulação e aplicação de programas de desenvolvimento de líderes. Os achados do estudo qualitativo permitiram aos pesquisadores identificarem os resultados esperados da aplicação das diferentes ferramentas que integram seus programas de desenvolvimento. Na fase quantitativa, 622 profissionais que utilizaram as ferramentas avaliaram a efetividade e os tipos de aprendizado associados a cada uma delas. Tendo como base o modelo teórico dos resultados de aprendizagem de Wallace, Torres e Zaccaro (2021), o estudo apresenta um novo modelo em que demonstra a contribuição de cada ferramenta dentro do processo de desenvolvimento do líder em relação à sua maturidade e apresenta a percepção dos líderes quanto à vocação das ferramentas em relação ao desenvolvimento do aprendizado cognitivo, comportamental, afetivo/motivacional ou autoconhecimento, contribuindo para que se entenda como e por quais meios os diferentes aspectos de liderança se desenvolvem.Dissertação O papel moderador do fit indivíduo-trabalho e significado da tarefa na relação entre estressores de trabalho e voz e exaustão(2024) Poianas, Catharina Garcia KaramO modelo de estressores de desafio e obstáculo no trabalho considera a avaliação primária o mecanismo central por meio do qual os estressores afetam as atitudes e comportamentos dos trabalhadores e tal avaliação individual é influenciada por favores individuais e contextuais. Com base nesse contexto, o presente estudo busca explorar o efeito moderador de significado da tarefa e do fit indivíduo-trabalho na relação entre estressor e avaliação primária do estressor. Também pretende estudar o efeito indireto dos estressores no comportamento de voz e na exaustão emocional via avaliação primária destes estressores. As hipóteses propostas no modelo foram testadas com uma amostra de 333 profissionais. Os resultados não fornecem suporte para o papel moderador do significado da tarefa na relação entre o estressor e sua avaliação. Já o fit indivíduo-trabalho modera a relação entre estressor de obstáculo e avaliação de obstáculo, mas não tem efeito moderador na relação entre o estressor de desafio e sua avaliação de desafio. Quando analisamos como esses estressores impactam nas atitudes e comportamentos individuais, os resultados fornecem suporte para o papel mediador das avaliações de estressores na relação entre estressores e exaustão emocional, mas não para a relação entre estressores e comportamento de voz. Ainda que estressores de desafio aumentem tanto a voz promotora como a voz proibitiva, este efeito não acontece via avaliação primária dos estressores.Dissertação Teletrabalho e satisfação com o trabalho no serviço público: Evidências da mudança do valor do teletrabalho no pós-pandemia à luz da teoria de Herzberg(2024) Moura, Jefferson de OliveiraO teletrabalho vinha crescendo gradualmente nas organizações quando houve um aumento abrupto em razão das medidas de isolamento social impostas pela pandemia global de COVID-19. O fim das medidas de isolamento tem obrigado as organizações a enfrentarem a decisão crucial de reintegrar os funcionários ao trabalho presencial, mantê-los em teletrabalho ou adotar um formato híbrido. Os empregadores tendem a preferir o trabalho presencial, preocupados com possíveis quedas na produtividade e integração reduzida dos funcionários em tarefas colaborativas, entre outros problemas. Por outro lado, a maioria dos trabalhadores prefere o modelo remoto ou híbrido, devido à maior flexibilidade e à redução do tempo de deslocamento. O objetivo deste estudo é, portanto, avaliar de que forma o teletrabalho está associado à satisfação com o trabalho de servidores públicos, especialmente no período pós-pandêmico. Para isso, utilizamos análise descritiva dos dados, análise de condição necessária, regressão linear em painel e o método de diferenças em diferenças, com dados do Federal Employee Viewpoint Survey (FEVS) entre 2018 e 2022, analisados no nível da organização. Observamos indícios de que, após as medidas de isolamento social da Covid-19, o teletrabalho tornou-se um novo fator higiênico no trabalho, segundo a teoria de Herzberg, sendo uma condição necessária, mas não suficiente, para a satisfação no trabalho. Os resultados indicam que a diminuição do teletrabalho, ou seja, o retorno ao trabalho presencial, está associado a uma redução satisfação no trabalho.- Os efeitos do uso de emoticons na efetividade da voz em mensagens digitais(2023) Tavolassi, Leandro LuizA voz do funcionário é considerada fundamental para a eficácia organizacional e a literatura de voz tem se concentrado em examinar antecedentes que afetam a decisão de vocalizar. No entanto, é igualmente importante investigar a forma como a voz é expressa, visto que ela pode impactar em sua efetividade. A literatura de voz, porém, tem dado menor atenção a esta questão e, especialmente, a voz expressa por escrito em mensagens digitais. Com a evolução da tecnologia, surgem novas oportunidades para estabelecer a voz digital dos empregados, sendo os emoticons uma forma amplamente utilizada de expressão nas comunicações digitais. Neste contexto, este trabalho objetiva examinar o efeito do uso de emoticons na efetividade da voz expressa em canais digitais. Para isso, um experimento foi conduzido para testar o efeito do uso de emoticons por tipo de voz – promotora ou proibitiva - na efetividade da mensagem digital, considerando efetividade em termos de endosso gerencial e confiabilidade percebida do emissor. Os resultados sugerem que, ainda que o uso do emoticon não apresente efeito no endosso da voz – seja proibitiva ou promotora, o uso de emoticon pode alterar a percepção de confiabilidade do emissor da mensagem na situação de voz proibitiva. Nesta condição, o uso de emoticon positivo, para tentar suavizar a crítica da voz proibitiva, pode ter efeitos adversos, gerando menor benevolência percebida do emissor, em comparação com o uso de emoticon negativo. As implicações teóricas e práticas desses resultados são discutidos
Relatório de pesquisa A Cor do Voto: O Impacto do Tom de Pele nos Resultados Eleitorais e os Fatores Que Favorecem a Ascensão de Candidatos Negros(2025) Costa, Juliana Carvalho da; Sobral, Filipe; GUSTAVO MOREIRA TAVARESEsta pesquisa examina o impacto do colorismo nas eleições municipais brasileiras, investigando como o tom de pele influencia os resultados eleitorais de candidatos a prefeito. Utilizando uma base de dados abrangente com 15.594 observações, extraída do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o estudo emprega técnicas de web scraping para coletar informações sobre os candidatos e um algoritmo de classificação para mensurar o tom de pele com base na Escala de Tom de Pele Monk (MST). A análise é conduzida por meio de regressões lineares, buscando isolar o efeito do tom de pele sobre o percentual de votos recebido pelos candidatos. Os resultados indicam que candidatos com pele mais escura recebem menos votos em média, mesmo após considerar outras diferenças individuais que podem estar relacionadas à raça, como nível educacional, ocupação profissional e orientação política do partido. No entanto, a pesquisa também identifica fatores que mitigam o impacto do tom de pele: (i) o apoio de governadores, que confere legitimidade ao candidato; (ii) coligações partidárias amplas, que fortalecem a percepção de viabilidade eleitoral; e (iii) maior visibilidade por meio de gastos de campanha, que reduzem vieses implícitos. Por outro lado, não encontramos evidências de que o impacto do tom de pele seja mais acentuado para mulheres. As conclusões do estudo destacam a persistência de barreiras à ascensão de lideranças negras e apontam caminhos para reduzi-las, contribuindo para o debate sobre inclusão racial e representatividade na política.Dissertação TIRANDO A EMPRESA DA UTI: O papel do CEO e da liderança na reestruturação de empresas em crise(2024) Moraes, Luciano da SilvaA grande quantidade de empresas no Brasil endividadas e entrando em processos de recuperação judicial demonstra uma situação instável na gestão das organizações que requer um perfil de liderança adequado de seu quadro de alta gestão. Este estudo possui como objetivo geral investigar o perfil de liderança do CEO para o turnaround, bem como mapear os comportamentos de liderança mais efetivos neste contexto. A partir de entrevistas semiestruturadas com 8 CEOs e consultores de gestão com experiência em empresas multinacionais e em processos de turnaround. A amostra foi determinada por saturação teórica e as análises interpretadas a partir da Classificação Hierárquica Descendente e da Análise de Conteúdo. A CHD apontou três classes: Classe 1 - “Mudança tradicional e turnaround: situações distintas requerem perfis de liderança distintos; Classe 2 - “Decisões do CEO em processo de turnaround”; Classe 3 - “Gatilho para o turnaround: o problema do caixa”. Duas categorias emergiram da Análise de Conteúdo: a) mudanças organizacionais e b) habilidades de negociação e conhecimento financeiro. A partir destas categorias, foram identificadas duas subcategorias relacionadas a fatores contextuais. Outros cinco fatores comportamentais e dois técnicos remetem a habilidades, competências ou características individuais dos CEOs que atuam em empresas em situação de turnaround. Esse estudo ressalta competências técnicas, para além das comportamentais normalmente abordadas nas pesquisas. Há de se “aproveitar” a situação de crise emergindo no contexto atual das organizações brasileiras para avançar, rapidamente, nesta lacuna de pesquisa.Relatório de pesquisa Quebrando mitos sobre liderança e gênero: similaridades e diferenças percebidas entre líderes mulheres e homens(2023) TATIANA IWAI; GUSTAVO MOREIRA TAVARESDissertação Depois da denúncia: O efeito de variáveis individuais e contextuais na propensão de líderes ao encaminhamento de denúncias de assédio sexual(2024) Angelo, Maicon de Oliveira DessiEsta pesquisa aborda a problemática do assédio sexual no ambiente de trabalho, um fenômeno persistente e prejudicial que afeta a dignidade e o bem-estar dos indivíduos, especialmente das mulheres. O objetivo principal deste estudo é analisar as variáveis que influenciam líderes a darem encaminhamento a denúncias de assédio sexual, considerando a crescente necessidade de uma resposta efetiva e responsável por parte das organizações. Especificamente, o estudo se baseia na literatura de whistleblowing e explora três categorias principais de análise: variáveis individuais, organizacionais e situacionais. As variáveis individuais focam em aspectos demográficos dos líderes (i.e., gênero, tempo de casa e nível hierárquico), as organizacionais no clima ético, e as situacionais examinam a gravidade do ato denunciado. A partir de uma survey com 283 líderes de diversos setores e organizações, os resultados revelaram que há um efeito positivo do clima ético e da gravidade do assédio sexual na propensão de encaminhamento das denúncias, ainda que não tenha sido observado efeito das variáveis individuais. As implicações teóricas e práticas destes resultados são discutidas.Relatório de pesquisa Cultivando Líderes: Um Mapa das Ferramentas de Desenvolvimento Mais Efetivas na Perspectiva do RH e dos Gestores(2024) GUSTAVO MOREIRA TAVARES; TATIANA IWAI; Marin, Paulo Ricardo