Agendamento em centros cirúrgicos: uma solução baseada na teoria da corrente crítica

dc.contributor.authorANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE
dc.contributor.authorCastro, Robson Flávio
dc.contributor.authorZacchi, Marcelo Liguori
dc.contributor.authorSanches, Lars Meyer
dc.coverage.cidadeBelo Horizontept_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorCastro, Robson Flávio
dc.creatorZacchi, Marcelo Liguori
dc.creatorSanches, Lars Meyer
dc.date.accessioned2022-08-02T01:03:14Z
dc.date.available2022-08-02T01:03:14Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA pesquisa tem dois objetivos, o primeiro é entender a dinâmica e as razões dos atrasos em um centro cirúrgico (CC) de um hospital de referência, localizado na cidade de São Paulo, e o segundo é propor novas políticas para o processo de agendamento de centros cirúrgicos, baseado na Teoria da Corrente Crítica (TCC). Método: Para alcançar tais objetivos, foram utilizados o método de Estudo de Caso (YIN, 2014) e a técnica de Simulação de Eventos Discretos. No estudo de caso, foram coletados indicadores de processos, além da realização de entrevistas com gestores de todas as áreas e serviços relacionados ao CC. Fundamentação teórica: A gestão de centros cirúrgicos é crítica em muitos hospitais, não somente pelos altos custos envolvidos, mas também pela sua complexidade. Os gestores dos CCs são desafiados a reduzirem custos e buscarem melhorias na qualidade dos serviços prestados a pacientes e cirurgiões. A gestão de um CC envolve lidar com incertezas e variabilidades relacionadas com a quantidade e com a duração de cirurgias em um hospital. O processo de agendamento das cirurgias é crucial para o sucesso desta gestão. Resultados: Os resultados da simulação mostram que o uso da TCC melhorou significativamente os indicadores do centro cirúrgico estudado. Mesmo mantendo o volume de cirurgias por dia, observou-se uma queda no número de cirurgias iniciando com atrasos, de 94,5% para 58,3%. O atraso médio caiu de 54' para 35', uma redução de 35%. Conclusões e contribuições: Este trabalho procura propor soluções para gestores hospitalares com potencial efeito na redução de desperdícios nas operações dos CCs, na melhora dos indicadores de qualidade e na satisfação dos atores dos CCs e, por consequência, no aumento dos ganhos financeiros das instituições hospitalares.pt_BR
dc.description.abstractLa investigación tiene dos objetivos, el primero es comprender la dinámica y las razones de las demoras en un centro quirúrgico (CQ) de un hospital de referencia, ubicado en la ciudad de São Paulo, y el segundo es proponer nuevas políticas para el proceso de programación de centros quirúrgicos, basado en la Teoría de la Corriente Crítica (TCC). Método: Para lograr estos objetivos se utilizó el método Case Study (YIN, 2014) y la técnica Discrete Event Simulation. En el caso de estudio, se recolectaron indicadores de proceso, además de entrevistas con gerentes de todas las áreas y servicios relacionados con la CQ. Base teórica: La gestión de los centros quirúrgicos es fundamental en muchos hospitales, no solo por los elevados costes que implica, sino también por su complejidad. Los gerentes de CQ tienen el desafío de reducir costos y buscar mejoras en la calidad de los servicios brindados a pacientes y cirujanos. El manejo de un CQ implica lidiar con las incertidumbres y la variabilidad relacionadas con el número y la duración de la cirugía en un hospital. El proceso de programación de la cirugía es crucial para el éxito de esta gestión. Resultados: Los resultados de la simulación muestran que el uso de TCC mejoró significativamente los indicadores del centro quirúrgico estudiado. Aún manteniendo el volumen de cirugías por día, hubo una caída en el número de cirugías comenzando con retrasos, del 94,5% al 58,3%. La demora promedio se redujo de 54 'a 35', una reducción del 35%. Conclusiones y aportes: Este trabajo busca proponer soluciones para los gestores hospitalarios con un potencial efecto en la reducción del desperdicio en las operaciones de los CQ, en la mejora de los indicadores de calidad y en la satisfacción de los actores de los CQ y, en consecuencia, en incrementar ganancias de las instituciones hospitalarias.pt_BR
dc.description.notesTexto completopt_BR
dc.description.otherObjective: The research has two goals, the first is to understand the dynamics and the reasons for the delays in a surgical center (SC) of a referral hospital located in the city of São Paulo, and the second is to propose new policies for the process of scheduling of surgical centers, based on Critical Current Theory (CCT). Method: To achieve the objectives, we used the Case Study method (YIN, 2014) and the Discrete Event Simulation technique. During the case study, was collected process indicators and realized interviews with managers from all areas and services related to the SC. Theoretical basis: Operating room management is critical in many hospitals, not only because of the high costs involved but also because of its complexity. The challenge of SC managers is to reduce costs and seek improvements in the quality of services provided to patients and surgeons. The management of an SC involves dealing with uncertainties and variability related to the number and duration of surgery in a hospital. The surgery scheduling process is crucial for the success of this management. Results: The simulation results show that CCT significantly improved the indicators of the studied surgical center. Even maintaining the volume of surgeries per day, there was a drop in the number of surgeries starting with delays, from 94.5% to 58.3%. The average delay dropped from 54 'to 35', a reduction of 35%. Conclusions and contributions: This work seeks to propose solutions for hospital managers with a potential effect in reducing waste in the operations of the SCs, in improving the quality indicators and in the satisfaction of the actors of the SCs, and, consequently, in increasing the financial gains of the hospital institutions.pt_BR
dc.format.extentp. 20-32pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21450/rahis.v18i5.7124pt_BR
dc.identifier.issn21772754pt_BR
dc.identifier.issue5pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3827
dc.identifier.volume18pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherRAHISpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúdept_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORpt_BR
dc.subjectgestão de centros cirúrgicospt_BR
dc.subjectdinâmica de sistemaspt_BR
dc.subjectteoria da corrente críticapt_BR
dc.subject.keywordsoperating room managementpt_BR
dc.subject.keywordssystem dynamicspt_BR
dc.subject.keywordscritical chain theorypt_BR
dc.titleAgendamento em centros cirúrgicos: uma solução baseada na teoria da corrente críticapt_BR
dc.title.alternativeOperating rooms scheduling: a solution based on critical chain theorypt_BR
dc.title.alternativeHorario en centros quirúrgicos: una solución basada en la teoría de la corriente críticapt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublication88e6dd49-58a7-4c33-adfc-7ba4c3ad2ebe
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