Mercado de shopping centers brasileiro: evolução e determinantes do volume de vendas

dc.contributor.advisorLaban Neto, Silvio Abrahao
dc.contributor.authorAntunes, Leandro
dc.coverage.spatialS�o Paulopt_BR
dc.creatorAntunes, Leandro
dc.date.accessioned2021-09-13T03:13:10Z
dc.date.accessioned2018-03-21T15:28:53Z
dc.date.available2021-09-13T03:13:10Z
dc.date.available2017
dc.date.available2018-03-21T15:28:53Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO desempenho negativo observado pelo varejo brasileiro em 2016, em comparação com o ano anterior, foi reflexo da recessão econômica e do cenário político instável enfrentado pelo país nesse período. Para o mercado de shopping centers poderia se esperar o mesmo, dado que o mesmo representa 21% das vendas totais do varejo em 2016. Porém, constatou-se que este mercado se manteve resiliente e, mesmo com o cenário mais desafiador, apresentou resultados positivos. Principalmente após 2005, o mercado de shoppings mostrou rápido crescimento, basicamente impulsionado pelas condições econômicas favoráveis. Diante deste cenário, buscou-se, através deste estudo, compreender a influência de diversas variáveis no desempenho dos shopping centers brasileiros. Assim, foi utilizado um modelo de Vetor de Correção de Erros a fim de analisar o comportamento da série temporal de vendas dos shoppings entre 2006 e 2016. O resultado encontrado aponta para uma influência estatisticamente significativa das concessões de crédito para as pessoas físicas e do produto interno bruto como razão do comportamento do volume de vendas dos shoppings analisados.pt_BR
dc.description.otherThe negative performance obtained by Brazilian retail in 2016 compared to the previous year is a response to the economic recession and unstable political scenario faced by the country is this period. For the Shopping Mall market, the same could be expected, given that it represents 21% of the total retail sales in 2016. However, it was observed that this market appeared to be more resilient and even in a more challenging scenario, presented positive results. Mostly after 2005, the Shopping Mall market showed quick growth basically driven by favorable economic conditions. Facing this scenario, this study sought to comprehend the influence of assorted variables in the performance of Brazilian Shopping Malls. For this, a model of Correction Vector of Errors was used to analyze the behavior of temporal series of sales of Shopping Malls between 2006 and 2016. The result found points out to a significant statistical influence of credit concessions to individuals and of the Gross Domestic Product as a reason for the sales volume behavior of the analyzed shopping malls.pt_BR
dc.format.extent59 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1762
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectShopping centerspt_BR
dc.subjectIndicadores macroeconômicospt_BR
dc.subjectRetailpt_BR
dc.subjectShopping Mallspt_BR
dc.subjectMacroeconomic indicatorspt_BR
dc.titleMercado de shopping centers brasileiro: evolução e determinantes do volume de vendaspt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberDANNY PIMENTEL CLARO
local.contributor.boardmemberParente, Juracy Gomes
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isBoardMemberOfPublication4d0421e0-4cc8-4fb3-846a-581a48c752f5
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