Mercado de shopping centers brasileiro: evolução e determinantes do volume de vendas

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Autores

Antunes, Leandro

Orientador

Laban Neto, Silvio Abrahao

Co-orientadores

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Tipo de documento

Dissertação

Data

2017

Unidades Organizacionais

Resumo

O desempenho negativo observado pelo varejo brasileiro em 2016, em comparação com o ano anterior, foi reflexo da recessão econômica e do cenário político instável enfrentado pelo país nesse período. Para o mercado de shopping centers poderia se esperar o mesmo, dado que o mesmo representa 21% das vendas totais do varejo em 2016. Porém, constatou-se que este mercado se manteve resiliente e, mesmo com o cenário mais desafiador, apresentou resultados positivos. Principalmente após 2005, o mercado de shoppings mostrou rápido crescimento, basicamente impulsionado pelas condições econômicas favoráveis. Diante deste cenário, buscou-se, através deste estudo, compreender a influência de diversas variáveis no desempenho dos shopping centers brasileiros. Assim, foi utilizado um modelo de Vetor de Correção de Erros a fim de analisar o comportamento da série temporal de vendas dos shoppings entre 2006 e 2016. O resultado encontrado aponta para uma influência estatisticamente significativa das concessões de crédito para as pessoas físicas e do produto interno bruto como razão do comportamento do volume de vendas dos shoppings analisados.

Palavras-chave

Varejo; Shopping centers; Indicadores macroeconômicos; Retail; Shopping Malls; Macroeconomic indicators

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Sinopse

Objetivos de aprendizagem

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Parente, Juracy Gomes

Área do Conhecimento CNPQ

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