Método da soma das diferenças absolutas de ranking para seleção de empresas comparáveis no mercado brasileiro

dc.contributor.advisorAraujo, Michael Viriato
dc.contributor.authorAdachi, Eduardo Norio
dc.coverage.spatialSão Paulo, SPpt_BR
dc.creatorAdachi, Eduardo Norio
dc.date.accessioned2021-09-13T03:21:27Z
dc.date.accessioned2021-04-16T12:43:56Z
dc.date.available2021-09-13T03:21:27Z
dc.date.available2018
dc.date.available2021-04-16T12:43:56Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractA avaliação de empresas é utilizada amplamente para tomadas de decisões, como em aberturas de capital, fusões e reestruturações corporativas. Um dos métodos de avaliações mais utilizados é o múltiplo de mercado, que se baseia no conceito de que empresas comparáveis economicamente devam ser negociadas pelo mesmo preço. A seleção das empresas para comparação, normalmente, é feita pelo critério da classificação da indústria. Entretanto, essas empresas podem não apresentar as mesmas características de rentabilidade, crescimento e risco. Knudsen et al. (2017) desenvolve a metodologia da “soma das diferenças absolutas do ranking“ (SDAR) como solução, que leva em consideração a rentabilidade, crescimento e risco para a escolha das empresas. O método SDAR utilizada do conceito de medida de similaridade para selecionar as empresas comparáveis, essa medida é utilizada nos algoritmos de Machine Learning, Data Mining, Análise de Agrupamento (Cluster Analysis). Este estudo tem como objetivo examinar a metodologia SDAR para o mercado brasileiro. Os resultados com as empresas brasileiras de capital aberto obtidos pela metodologia SDAR obtiveram menores erros que a abordagem baseada na classificação da indústria.pt_BR
dc.description.otherBusiness valuation is widely used for decision making, such as IPOs, mergers and corporate´s restructurings. One of the most used valuation is the multiple, which is based on valuations on the assumption that economically comparable companies must be traded for the same price. The selection of companies is usually done by the industry´s classification, however these companies may not share the same drives of profitability, growth and risk. Knudsen et al. (2017) developed the “sum of absolute rank differences” (SARD) methodology as a solution taking into account the profitability, growth and risk for the choice of companies. The SDAR method used from the concept of similarity measure to select comparable companies, this measure is used in the algorithms of Machine Learning, Data Mining, Cluster Analysis. This study aims to examine the SDAR methodology for the Brazilian market. The results with the Brazilian public companies obtained by the SDAR methodology obtained smaller errors than the approach based on the classification of the industry.pt_BR
dc.format.extent47 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2751
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectAvaliação de Empresas; Empresas Comparáveis; Múltiplo; Medidas de Similaridades; Distância de Manhattan.pt_BR
dc.subjectValuation; Peers; Multiple; Similarity Measure; Manhattan distance.pt_BR
dc.titleMétodo da soma das diferenças absolutas de ranking para seleção de empresas comparáveis no mercado brasileiropt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberLyrio, Marco Tulio Pereira
local.contributor.boardmemberCosta, Oswaldo Luiz Do Valle
local.typeDissertaçãopt_BR
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