Método da soma das diferenças absolutas de ranking para seleção de empresas comparáveis no mercado brasileiro

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Orientador
Araujo, Michael Viriato
Co-orientadores
Tipo de documento
Dissertação
Data
2018
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Projetos de Pesquisa
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Fascículo
Resumo
A avaliação de empresas é utilizada amplamente para tomadas de decisões, como em aberturas de capital, fusões e reestruturações corporativas. Um dos métodos de avaliações mais utilizados é o múltiplo de mercado, que se baseia no conceito de que empresas comparáveis economicamente devam ser negociadas pelo mesmo preço. A seleção das empresas para comparação, normalmente, é feita pelo critério da classificação da indústria. Entretanto, essas empresas podem não apresentar as mesmas características de rentabilidade, crescimento e risco. Knudsen et al. (2017) desenvolve a metodologia da “soma das diferenças absolutas do ranking“ (SDAR) como solução, que leva em consideração a rentabilidade, crescimento e risco para a escolha das empresas. O método SDAR utilizada do conceito de medida de similaridade para selecionar as empresas comparáveis, essa medida é utilizada nos algoritmos de Machine Learning, Data Mining, Análise de Agrupamento (Cluster Analysis). Este estudo tem como objetivo examinar a metodologia SDAR para o mercado brasileiro. Os resultados com as empresas brasileiras de capital aberto obtidos pela metodologia SDAR obtiveram menores erros que a abordagem baseada na classificação da indústria.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Lyrio, Marco Tulio Pereira
Costa, Oswaldo Luiz Do Valle
Área do Conhecimento CNPQ
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