Método da soma das diferenças absolutas de ranking para seleção de empresas comparáveis no mercado brasileiro

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Autores

Adachi, Eduardo Norio

Orientador

Araujo, Michael Viriato

Co-orientadores

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Tipo de documento

Dissertação

Data

2018

Unidades Organizacionais

Resumo

A avaliação de empresas é utilizada amplamente para tomadas de decisões, como em aberturas de capital, fusões e reestruturações corporativas. Um dos métodos de avaliações mais utilizados é o múltiplo de mercado, que se baseia no conceito de que empresas comparáveis economicamente devam ser negociadas pelo mesmo preço. A seleção das empresas para comparação, normalmente, é feita pelo critério da classificação da indústria. Entretanto, essas empresas podem não apresentar as mesmas características de rentabilidade, crescimento e risco. Knudsen et al. (2017) desenvolve a metodologia da “soma das diferenças absolutas do ranking“ (SDAR) como solução, que leva em consideração a rentabilidade, crescimento e risco para a escolha das empresas. O método SDAR utilizada do conceito de medida de similaridade para selecionar as empresas comparáveis, essa medida é utilizada nos algoritmos de Machine Learning, Data Mining, Análise de Agrupamento (Cluster Analysis). Este estudo tem como objetivo examinar a metodologia SDAR para o mercado brasileiro. Os resultados com as empresas brasileiras de capital aberto obtidos pela metodologia SDAR obtiveram menores erros que a abordagem baseada na classificação da indústria.

Palavras-chave

Avaliação de Empresas; Empresas Comparáveis; Múltiplo; Medidas de Similaridades; Distância de Manhattan.; Valuation; Peers; Multiple; Similarity Measure; Manhattan distance.

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Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Lyrio, Marco Tulio Pereira
Costa, Oswaldo Luiz Do Valle

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