Em busca da identificação de valores regionais: subsídios para discussão de estratégias mercadológicas

dc.contributor.authorDANNY PIMENTEL CLARO
dc.contributor.authorStrehlau, Vivian Iara
dc.contributor.authorLaban Neto, Silvio Abrahao
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorStrehlau, Vivian Iara
dc.creatorLaban Neto, Silvio Abrahao
dc.date.accessioned2022-10-23T04:28:57Z
dc.date.available2022-10-23T04:28:57Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractDevido às mudanças nos padrões de desenvolvimento regional no Brasil, a expansão das empresas para outras regiões e outros estados representa, simultaneamente, oportunidades e desafios, em virtude das particularidades regionais do país. Uma maneira de identificar e compreender aspectos regionais consiste no estudo dos valores sociais. Neste trabalho, procura-se identificar diferenças de valores entre quatro cidades brasileiras: Belém, Porto Alegre, Salvador e São Paulo. Na revisão teórica, abordam-se cultura e microcultura enfatizando valores sociais. O modelo de análise baseia-se na lista de valores terminais e instrumentais de Rokeach. Foi realizada análise documental e de conteúdo das transcrições de oito grupos de foco sobre o tema viagem. Os valores identificados apresentam variações interessantes, indicando a predominância de imaginação e lógica em Belém, enquanto Porto Alegre se caracteriza como gentil e útil. Em Salvador há o predomínio da capacidade e da intelectualidade, enquanto a ambição e o amor se destacam em São Paulo. Os resultados mostram que existe um corpo comum de valores em todas as cidades, como independência e responsabilidade, além do trabalho e da família. O estudo oferece evidências de que, apesar de fazerem parte de um mesmo país, brasileiros em diferentes capitais apresentam padrões de valores sociais diferenciados e essas diferenças necessitam ser consideradas pelas empresas na elaboração de suas estratégias mercadológicas.pt_BR
dc.description.notesTexto Completopt_BR
dc.format.extentp.116-129pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.issn2531-0488pt_BR
dc.identifier.issue2pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4402
dc.identifier.volume45pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherEmerald Publishing Grouppt_BR
dc.publisherUSP-SPpt_BR
dc.relation.ispartofRAUSP Management Journal/Revista De Administraçãopt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORpt_BR
dc.subjectcomportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectvalores sociaispt_BR
dc.subjectculturapt_BR
dc.subjectmicroculturapt_BR
dc.subjectsubculturapt_BR
dc.titleEm busca da identificação de valores regionais: subsídios para discussão de estratégias mercadológicaspt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.identifier.sourceUrihttps://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0080210716305325
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublication4d0421e0-4cc8-4fb3-846a-581a48c752f5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4d0421e0-4cc8-4fb3-846a-581a48c752f5
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
N/D
Nome:
R_Artigo_2010_Em busca da identificação de valores regionais_TC.pdf
Tamanho:
480.43 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
R_Artigo_2010_Em busca da identificação de valores regionais_TC
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Acesso_Primeira Pagina_Em busca da identificação de valores regionais subsídios para discussão de estratégias mercadológicas.pdf
Tamanho:
203.4 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: