Em busca da identificação de valores regionais: subsídios para discussão de estratégias mercadológicas
Carregando...
Autores
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Artigo Científico
Data
2010
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo
Devido às mudanças nos padrões de desenvolvimento regional
no Brasil, a expansão das empresas para outras regiões e outros
estados representa, simultaneamente, oportunidades e desafios,
em virtude das particularidades regionais do país. Uma maneira de
identificar e compreender aspectos regionais consiste no estudo
dos valores sociais. Neste trabalho, procura-se identificar diferenças de valores entre quatro cidades brasileiras: Belém, Porto Alegre, Salvador e São Paulo. Na revisão teórica, abordam-se cultura
e microcultura enfatizando valores sociais. O modelo de análise
baseia-se na lista de valores terminais e instrumentais de Rokeach.
Foi realizada análise documental e de conteúdo das transcrições
de oito grupos de foco sobre o tema viagem. Os valores identificados apresentam variações interessantes, indicando a predominância de imaginação e lógica em Belém, enquanto Porto Alegre se
caracteriza como gentil e útil. Em Salvador há o predomínio da
capacidade e da intelectualidade, enquanto a ambição e o amor
se destacam em São Paulo. Os resultados mostram que existe um
corpo comum de valores em todas as cidades, como independência e responsabilidade, além do trabalho e da família. O estudo oferece evidências de que, apesar de fazerem parte de um mesmo
país, brasileiros em diferentes capitais apresentam padrões de valores sociais diferenciados e essas diferenças necessitam ser consideradas pelas empresas na elaboração de suas estratégias mercadológicas.
Palavras-chave
Titulo de periódico
RAUSP Management Journal/Revista De Administração
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
URL permanente
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas