Internacionalização e intensidade de inovação das empresas: um estudo do setor de transformado plástico

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Orientador
Azedo, Paulo Furquim de
Co-orientadores
Tipo de documento
Dissertação
Data
2017
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Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar a relação entre o grau de maturidade do processo de internacionalização e a intensidade da atividade inovativa da firma. O trabalho apresenta um estudo do setor brasileiro de transformado plástico, dividido em duas etapas: a primeira está composta de múltiplos estudos de casos de 14 empresas, as quais são associadas ao portfólio Think Plastic Brazil do Instituto Nacional do Plástico em parceria com a Apex-Brasil. No segundo momento, foram analisadas as correlações condicionais da internacionalização na inovação da companhia, a fim de identificar em que momento nesse processo de internacionalização ocorre o maior choque na intensidade de inovação da empresa. Os resultados permitem entender a relação entre o estágio de internacionalização e a intensidade em inovação, o que tem implicações para estratégias empresariais e para políticas públicas, que podem orientar políticas distintas conforme o grau de internacionalização das empresas. Inicialmente, por meio do estudo de múltiplos casos, foi identificado o processo de internacionalização é divido em cinco graus: não exportadora, iniciante, intermediária, experiente e internacionalizada. O estudo também permitiu capturar o papel da inovação ao longo desse processo. Em sequência, por meio de uma base de dados com 659 empresas, avaliadas entre o período de 2011 a 2016, foi identificado que as empresas que mais inovaram encontravam-se no grau de maturidade intermediário e experiente, o que é consistente com resultados qualitativos que identificavam o papel da inovação conforme avança o grau de maturidade no processo de internacionalização.

Titulo de periódico
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Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Ito, Nobuiuki Costa
Área do Conhecimento CNPQ
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