Estratégias de investimentos baseadas em informações contábeis: teste empírico do Score de Piotroski no mercado brasileiro

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Orientador
Araujo, Michael Viriato
Co-orientadores
Tipo de documento
Dissertação
Data
2016
Título da Revista
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Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo testar a metodologia de Piotroski (2000) adaptada por Lopes e Galdi (2007) com dados recentes (2005-2015), com a motivação de averiguar se a estratégia ainda forneceria retornos anormais no mercado brasileiro. Os resultados demonstraram que um investidor poderia ter alterado os retornos médios, ajustado ao mercado (diferença entre o retorno da carteira e o retorno do portfólio de Mercado, caracterizado como o índice IBrX-100, no mesmo período), de um ano (dois anos) de sua carteira de ações de alto book-tomarket de 6,8% (16,2%) para 26,3% (38,2%) através deste método de seleção. Os testes estatísticos da eficácia da estratégia para diferentes níveis de tamanho, liquidez e endividamento das empresas apresentaram que a estratégia foi significativa em distinguir as firmas com boas performances das de performances ruins para todos os níveis de tamanho e diferentes níveis de liquidez e endividamento. O maior benefício foi encontrado em empresas de médio tamanho, baixa liquidez e alto nível de endividamento. O sucesso nos resultados obtidos sugere que o índice do Score de Piotroski tem capacidade de identificar as empresas que estão passando por mudanças de melhoria no desempenho, e que o mercado não processa completamente as implicações deste conjunto de indicadores financeiros passados nos preços atuais das ações.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Lyrio, Marco Tulio Pereira
Okimura, Rodrigo Takashi
Área do Conhecimento CNPQ
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