Modelo de previsão de uso de aplicativos em smartphones por clientes de bancos

dc.contributor.advisor(Insper)
dc.contributor.authorPiazentini, Luiz Henrique
dc.coverage.spatialS�o Paulopt_BR
dc.creatorPiazentini, Luiz Henrique
dc.date.accessioned2021-09-13T03:12:29Z
dc.date.accessioned2021-04-18T02:45:13Z
dc.date.available2021-09-13T03:12:29Z
dc.date.available2015
dc.date.available2021-04-18T02:45:13Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO crescimento do número de pessoas que utilizam telefones celulares foi exponencial no mundo nos últimos anos. Tal realidade tem gerado a aceleração do desenvolvimento de soluções e serviços para esta plataforma pelas empresas de todos os setores - os conhecidos aplicativos. Este, portanto, tornou-se um novo canal de comunicação e disponibilização de produtos e serviços, em especial quando se considera a constante busca das empresas por maximizar a entrega de valor aos clientes e ao mesmo tempo tentar reduzir seus custos. Nesse sentido compreender o comportamento do cliente e saber quando este canal poderá ser adotado por ele tornou-se estratégia primordial nas empresas. Vários estudos sobre predição de comportamento já foram realizados, como o Modelo de Aceitação Tecnológica. Os últimos estudos acadêmicos nesta área salientam que uma das oportunidades de pesquisas futuras é encontrar novas variáveis que componham o modelo e que poderiam incrementar o seu poder preditivo. Assim, o objetivo deste trabalho foi de desenvolver uma investigação com foco em rever o modelo de adoção de mobile banking. Mais especificamente, o estudo trouxe compreensão dos fatores envolvidos no processo e comportamento de adoção e utilização de mobile banking pelos clientes de um grande banco de varejo brasileiro, sendo os constructos mais importantes: compatibilidade, experimentabilidade e influência social, constructos novos e propostos neste estudo e ratificou a importância dos constructos facilidade de uso percebida e auto eficácia percebida. Com as variáveis encontradas, foi possível definir o novo modelo de predição de adoção do uso de mobile banking, que foi validado em termos de assertividade de previsão por meio de técnicas estatísticas. Este modelo traz uma contribuição importante para a literatura acadêmica pois trata de tecnologias novas como uso de banco por meio de aplicativos em smartphones, estudos como este são raros no meio acadêmico. Para o mercado um modelo como este traz benefícios como: maior assertividade na comunicação com os clientes potenciais para uso do aplicativo bancário e direcionamento de processos específicos na organização para amparar o cliente que tem a intenção de utilizar esta tecnologia.pt_BR
dc.description.otherworld in recent years. This reality has led to accelerate the development of solutions and services for this platform for all sectors of business – mobile applications. These, therefore, has become a new channel of communication and availability of products and services, especially when one considers the constant pursuit of enterprises to maximize the delivery of value to customers and try to reduce costs. Despite the efforts of companies to develop applications for the sale of its products and services in mobile commerce, research has pointed that customers may not adopt this technology. Several studies on behavior prediction have been conducted, as the Model Technology Acceptance. The latest academic studies in this area point out that one of the future research opportunities is to find new variables to the model which could increase their predictive power. The objective of this work is to develop a research focusing on the review of technological adoption in mobile banking model. More specifically, the study brought understanding of the factors involved in the process of mobile banking adoption by customers of brazilian retail bank. The identified constructs: compatibility, trialability and social influence (new constructs proposed in this study) and confirmed the importance of constructs such: perceived ease of use, perceived self-efficacy. With the variables found it was possible to define the new model prediction adoption of mobile banking, which was validated in terms of forecasting assertiveness through statistical techniques. This model makes an important contribution to the academic literature as dealing with new technologies such as database usage by applications in smartphones, studies like this are rare in academia. In managerial terms, this model brings benefits such as greater assertiveness in communicating to potential customers for the banking application and targeting of specific processes in the organization to support the client who intends to use this technology.pt_BR
dc.format.extent57 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2789
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectmobile banking, mobile service, prediction, bank application, smartphonept_BR
dc.subjectmobile banking, mobile service, previsão, aplicativo bancário, smartphone.pt_BR
dc.titleModelo de previsão de uso de aplicativos em smartphones por clientes de bancospt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.typeDissertaçãopt_BR
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