Impacto do anúncio de fusões e aquisições sobre a competividade do mercado: um estudo de caso da fusão Trip Linhas Aéreas – Azul Linhas Aéreas

Carregando...
Imagem de Miniatura
Orientador
Gonçalves, Adalto Barbaceia
Co-orientadores
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
As fusões e aquisições se tornaram uma das principais estratégias utilizadas pelas empresas para expandirem seus negócios. Este estudo tem como objetivo analisar se o anúncio da fusão entre a TRIP Linhas Aéreas e a Azul Linhas Aéreas ocorrido em maio de 2012 teve um efeito pró-competitivo ou anti-competitivo para o setor aéreo brasileiro. A competividade do setor foi medida através do estudo de eventos, através da analisa dos efeitos ocorridos nos preços das ações das empresas que atuam no setor aéreo brasileiro antes e depois do anúncio da Fusão entre as duas companhias. O intuito é calcular se o evento ocorrido gerou algum desvio do resultado esperado (retorno anormal) dos preços das ações. O evento considerado foi o anúncio da Fusão entre as duas companhias ocorrido no dia 28 de maio, e uma janela de estimação de 200 observações das cotações de fechamento das ações da Latam e da GOL. Através da metodologia do estudo de eventos, por meio do cálculo do CAR para uma janela de eventos com 21 observações, com os 10 pregões anteriores, 10 pregões posteriores ao anúncio da fusão e o pregão do dia do anúncio, em todas as janelas o CAR se mostrou relevante e em três das quatro janelas o CAR foi negativo. Evidenciando que o mercado acionário tomou o processo de F&A como anticompetitivo para o setor.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Gonçalves, Adalto Barbaceia
Pagano, Leonardo
Área do Conhecimento CNPQ
Citação