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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Impacto do anúncio de fusões e aquisições sobre a competividade do mercado: um estudo de caso da fusão Trip Linhas Aéreas – Azul Linhas Aéreas
Authors: Stanjek, Gunther Kolody
Examination board: Gonçalves, Adalto Barbaceia
Pagano, Leonardo
Advisor: Gonçalves, Adalto Barbaceia
Publication Date: 2018
Original Abstract: As fusões e aquisições se tornaram uma das principais estratégias utilizadas pelas empresas para expandirem seus negócios. Este estudo tem como objetivo analisar se o anúncio da fusão entre a TRIP Linhas Aéreas e a Azul Linhas Aéreas ocorrido em maio de 2012 teve um efeito pró-competitivo ou anti-competitivo para o setor aéreo brasileiro. A competividade do setor foi medida através do estudo de eventos, através da analisa dos efeitos ocorridos nos preços das ações das empresas que atuam no setor aéreo brasileiro antes e depois do anúncio da Fusão entre as duas companhias. O intuito é calcular se o evento ocorrido gerou algum desvio do resultado esperado (retorno anormal) dos preços das ações. O evento considerado foi o anúncio da Fusão entre as duas companhias ocorrido no dia 28 de maio, e uma janela de estimação de 200 observações das cotações de fechamento das ações da Latam e da GOL. Através da metodologia do estudo de eventos, por meio do cálculo do CAR para uma janela de eventos com 21 observações, com os 10 pregões anteriores, 10 pregões posteriores ao anúncio da fusão e o pregão do dia do anúncio, em todas as janelas o CAR se mostrou relevante e em três das quatro janelas o CAR foi negativo. Evidenciando que o mercado acionário tomou o processo de F&A como anticompetitivo para o setor.
Keywords in original language : Competividade. Fusões e Aquisições. F&A. Fusão Azul-Trip. Estudo de Eventos. Aviação. Retorno anormal. Brasil
Abstract: Mergers and acquisitions have become one of the key strategies companies use to expand their business. This study aims to analyze if the announcement of the merger between TRIP Linhas Aéreas and Azul Linhas Aéreas occurred in May 2012 had a pro-competitive or anti-competitive effect for the Brazilian airline sector. The competitiveness of the sector was measured through the study of events, through the analysis of the effects occurred in the stock prices of companies operating in the Brazilian air sector before and after the announcement of the merger between the two companies. The intention is to calculate if the event occurred generated some deviation from the expected result (abnormal return) of stock prices. The event considered was the announcement of the merger between the two companies occurred on May 28, and a window of estimation of 200 observations of the closing prices of shares of Latam and GOL. Through the methodology of the study of events, by calculating the CAR for a window of events with 21 observations, with the 10 previous trading sessions, 10 trading sessions after the announcement of the merger and the trading day of the announcement, in all the windows CAR was relevant and in three of the four windows the CAR was negative. Evidence that the stock market has taken the M&A process as anticompetitive for the sector.
Language: Português
Copyright: Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.
Appears in Collections:Graduação em Economia

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