Innovation strategy as a game: implications of incumbents’ responses to disruptive innovation

Carregando...
Imagem de Miniatura
Orientador
Monteiro, Guilherme Fowler De Avila
Co-orientadores
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias de inovação do ponto de vista de empresas já estabelecidas, considerando entrantes como possíveis contrapartes em um determinado período de tempo. Os investimentos em inovação por empresas incumbentes podem determinar se um novo empreendimento terá incentivos suficientes para tentar empreender no mercado da empresa já estabelecida ou não e, uma vez competindo no mercado, se é melhor adquirir, acomodar ou investir para disputar um percentual maior de market-share. Serão exploradas as alternativas das incumbentes considerando as variáveis mais relevantes para compreender, do ponto de vista de teoria dos jogos, qual pode ser a tomada de decisão mais razoável para cada situação. Como forma de analisar a aplicação real do modelo, serão abordados os casos de oferta de aquisição do Instagram e do Snapchat pelo Facebook como uma ilustração empírica de uma estratégia competitiva que revela implicações da tomada de decisões para tecnologias disruptivas.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
Inglês
Notas
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas
Citação