Ticket consumption forecast for Brazilian championship games

dc.contributor.authorADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO
dc.contributor.authorBortoluzzo, Mauricio Mesquita
dc.contributor.authorMachado, Sérgio Jurandyr
dc.contributor.authorMelhado, Tatiana Terabayashi
dc.contributor.authorTrindade, Pedro Iaropoli
dc.contributor.authorPereira, Bruno Santos
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorBortoluzzo, Mauricio Mesquita
dc.creatorMachado, Sérgio Jurandyr
dc.creatorMelhado, Tatiana Terabayashi
dc.creatorTrindade, Pedro Iaropoli
dc.creatorPereira, Bruno Santos
dc.date.accessioned2022-08-10T00:34:52Z
dc.date.available2022-08-10T00:34:52Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA estimação da demanda em eventos esportivos é uma questão crucial para a avaliação da eficiência de vendas e gestão de marketing de clubes desportivos. Estimativas mais precisas permitem que seja feito um plano financeiro e operacional mais adequado e que o serviço prestado aos fãs possua maior qualidade. O foco deste estudo é analisar e prever o consumo de ingressos em jogos de futebol nos estádios brasileiros. Foram comparados os resultados preditivos do modelo de regressão com erros normalmente distribuídos (benchmark), do modelo Tobit e do modelo linear generalizado com distribuição Gama. Os modelos incluem variáveis explicativas relacionadas com o ambiente econômico, a qualidade do produto, bem como incentivos monetários e não monetários que as pessoas possuem para assistirem aos jogos nos estádios. A maioria dessas variáveis foi estatisticamente relevante para explicar a quantidade de público pagante nos estádios. Foram utilizadas diferentes medidas de qualidade de previsão para avaliar o desempenho das previsões de demanda e concluímos que o modelo linear generalizado com distribuição Gama apresentou melhores resultados para previsão do consumo de ingressos para os jogos do Campeonato Brasileiro de futebol, quando comparados ao benchmark.pt_BR
dc.description.otherFor the efficiency of sales and marketing management of athletic clubs, it is crucial to find a way to appropriately estimate the level of demand for sporting events. More precise estimates allow for an appropriate financial and operational plan and a higher quality of service delivered to the fans. The focus of this study is to analyze and forecast the ticket consumption for soccer games in Brazilian stadiums. We compare the results of the regression model with normally distributed errors (benchmark), the TOBIT model and the Gamma generalized linear model. The models include explanatory variables related to the economic environment, product quality, as well as monetary and non-monetary incentives that people are given to attend sporting events at stadiums. We show that most of these variables are statistically significant to explain the amount of fans that go to stadiums. We used different measures of accuracy to evaluate the performance of demand forecasts and concluded that Gamma generalized linear model presented better results to forecast the ticket consumption for Brazilian championship games, when compared to a benchmark.pt_BR
dc.format.extent70 - 80pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1016/j.rausp.2016.09.007pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3919
dc.identifier.volume52pt_BR
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.publisherElsevierpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Administraçãopt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORpt_BR
dc.subjectGestão esportivapt_BR
dc.subjectGLMpt_BR
dc.subjectDemanda de ingressospt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subject.keywordsSports managementpt_BR
dc.subject.keywordsGLMpt_BR
dc.subject.keywordsTicket consumptionpt_BR
dc.subject.keywordsSoccerpt_BR
dc.titleTicket consumption forecast for Brazilian championship gamespt_BR
dc.title.alternativePrevisão de consumo de ingressos para jogos do campeonato brasileiropt_BR
dc.title.alternativeEstimación de consumo de entradas de partidos del campeonato brasilenopt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.identifier.sourceUrihttps://www.scielo.br/j/rausp/a/CqwZqrJWCBhrz7P3NrhjqGM/?lang=en
local.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublicationccfd47d5-bd80-4464-98ce-629abb672e3d
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