Avaliando o impacto das políticas educacionais em Sobral

dc.contributor.authorRocha, Roberto Hsu
dc.contributor.authorNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
dc.contributor.authorKomatsu, Bruno Kawaoka
dc.coverage.cidadeNão informadopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorRocha, Roberto Hsu
dc.creatorKomatsu, Bruno Kawaoka
dc.date.accessioned2022-10-29T17:56:38Z
dc.date.available2022-10-29T17:56:38Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo avaliar o impacto de políticas educacionais adotadas no início dos anos 2000 sobre a qualidade do ensino no município de Sobral, no Estado do Ceará. Essas políticas reorganizaram o sistema educacional, sem incorrer em aumento expressivo dos gastos em educação. Utilizamos uma combinação do Propensity Score Matching e do método de diferenças em diferenças para estimar o impacto. Os resultados indicam efeitos positivos significativos no curto e no longo prazo para os anos iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, os desafios persistem na ampliação desses resultados para os anos finais do mesmo grau de ensino.pt_BR
dc.description.otherThis article aims to evaluate the impact of educational policies adopted in the early 2000s on the quality of education in the municipality of Sobral, in the State of Ceará. These policies have reorganized the educational system without incurring significant increase in spending on education. We use a combination of Propensity Score Matching and differences in differences method to estimate the impact. The results indicate significant positive effects in the short and long term for the early years of elementary school. However, challenges remain in extending these results to the final years of the same level of education.pt_BR
dc.format.extentp. 5-30pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.11606/1980-5330/ea110189pt_BR
dc.identifier.issue4pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4573
dc.identifier.volume22pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherNão informadopt_BR
dc.relation.ispartofEconomia Aplicadapt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.pt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectAvaliação econômicapt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subject.keywordsPrimary educationpt_BR
dc.subject.keywordsSecondary educationpt_BR
dc.subject.keywordsEconomic valuationpt_BR
dc.subject.keywordsPublic policypt_BR
dc.titleAvaliando o impacto das políticas educacionais em Sobralpt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.typeArtigo Científicopt_BR
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