Fatores que impulsionam o valor dos naming rights dos estádios da NFL

Carregando...
Imagem de Miniatura
Orientador
Martins, Sérgio Ricardo
Co-orientadores
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O esporte faz parte da cultura dos Estados Unidos da América. Não é segredo que o país apresenta resultados extraordinários internacionalmente, como nos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno, bem como uma capacidade incrível de somar entretenimento ao esporte nacional. Dentre os campeonatos nacionais, a liga de futebol americano (NFL) é aquela que merece maior destaque por ser o esporte mais popular dos EUA para 35% dos americanos, segundo pesquisa de 2014 do site ForTheWin, enquanto beisebol aparece na segunda posição com apenas 14% (Anexo 1). Tal popularidade desperta interesse nas grandes empresas a investirem no esporte, sendo um investimento muito comum a aquisição dos Naming Rights dos estádios. Para se medir os fatores que impactam o valor a ser pago por esses Naming Rights e considerando-se os times atuantes na liga em 2018, utilizou-se como base os 26 estádios que realizaram acordos de Naming Rights. A partir de um método de benchmark valuation de preços hedônicos com diversas características, pode-se dizer que o valor de um contrato de Naming Rights dos estádios da NFL nos EUA depende positivamente do tempo de duração do contrato, do logaritmo natural da capacidade do estádio, do logaritmo natural da renda média anual da área metropolitana estatística em que o estádio está sediado, e a quantidade de edições do Super Bowl que o estádio já sediou, e negativamente caso o acordo seja uma extensão de contrato e da idade do estádio na data de divulgação do acordo. Essas relações podem servir de proxy e auxiliar na obtenção de modelos apropriados para futuros acordos de aquisição de Naming Rights.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Martins, Sérgio Ricardo
Área do Conhecimento CNPQ
Citação