Fatores que impulsionam o valor dos naming rights dos estádios da NFL

dc.contributor.advisorMartins, Sérgio Ricardo
dc.contributor.authorFranco, Marcelo Tifaldi
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorFranco, Marcelo Tifaldi
dc.date.accessioned2019-02-23T00:54:28Z
dc.date.accessioned2021-09-13T02:55:44Z
dc.date.available2018
dc.date.available2019-02-23T00:54:28Z
dc.date.available2021-09-13T02:55:44Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO esporte faz parte da cultura dos Estados Unidos da América. Não é segredo que o país apresenta resultados extraordinários internacionalmente, como nos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno, bem como uma capacidade incrível de somar entretenimento ao esporte nacional. Dentre os campeonatos nacionais, a liga de futebol americano (NFL) é aquela que merece maior destaque por ser o esporte mais popular dos EUA para 35% dos americanos, segundo pesquisa de 2014 do site ForTheWin, enquanto beisebol aparece na segunda posição com apenas 14% (Anexo 1). Tal popularidade desperta interesse nas grandes empresas a investirem no esporte, sendo um investimento muito comum a aquisição dos Naming Rights dos estádios. Para se medir os fatores que impactam o valor a ser pago por esses Naming Rights e considerando-se os times atuantes na liga em 2018, utilizou-se como base os 26 estádios que realizaram acordos de Naming Rights. A partir de um método de benchmark valuation de preços hedônicos com diversas características, pode-se dizer que o valor de um contrato de Naming Rights dos estádios da NFL nos EUA depende positivamente do tempo de duração do contrato, do logaritmo natural da capacidade do estádio, do logaritmo natural da renda média anual da área metropolitana estatística em que o estádio está sediado, e a quantidade de edições do Super Bowl que o estádio já sediou, e negativamente caso o acordo seja uma extensão de contrato e da idade do estádio na data de divulgação do acordo. Essas relações podem servir de proxy e auxiliar na obtenção de modelos apropriados para futuros acordos de aquisição de Naming Rights.pt_BR
dc.description.otherSport is part of the culture of the United States of America. It is no secret that the country presents extraordinary results internationally, which can be seen in the Summer and Winter Olympics, as well as an incredible capacity to add entertainment to the national sport. Among the national championships, the National Football League (NFL) is the one that deserves greater prominence as it is the most popular sport in the US for 35% of the Americans, according to a 2014 ForTheWin website survey, while baseball is in second place with only 14% (Annex 1). This popularity arouses interest in big companies to invest in the sport, and a very common type of investment is the acquisition of the Naming Rights of the stadiums. In order to measure the factors that impact the amount to be paid for these Naming Rights and considering the teams that are active in the league in 2018, the 26 stadiums that made Naming Rights agreements were used as a basis. Based on a benchmark valuation method of hedonic prices with several characteristics, it can be said that the value of a Naming Rights contract of the NFL stadiums in the US depends positively on the duration of the contract, the natural logarithm of the stadium's capacity , the natural logarithm of the annual average income of the metropolitan statistical area in which the stadium is located, and the number of Super Bowl editions that the stadium has already hosted, and negatively if the agreement is an extension of the contract and the age of the stadium on the date of the agreement. These relationships can serve as a proxy and help in obtaining appropriate models for future Naming Rights acquisition agreements.pt_BR
dc.format.extent29 f.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1885
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.pt_BR
dc.subjectEsporte. Direitos de nomenclatura. NFL. Estados Unidos da América.pt_BR
dc.titleFatores que impulsionam o valor dos naming rights dos estádios da NFLpt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberMartins, Sérgio Ricardo
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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