A influência de vieses cognitivos para justificar mau comportamento no trânsito.
dc.contributor.advisor | LUCIANA YEUNG LUK TAI | |
dc.contributor.author | Issei, Eduardo de Arruda | |
dc.coverage.cidade | São Paulo | pt_BR |
dc.coverage.pais | Brasil | pt_BR |
dc.creator | Issei, Eduardo de Arruda | |
dc.date.accessioned | 2023-07-27T19:36:35Z | |
dc.date.available | 2023-07-27T19:36:35Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | Este trabalho busca demonstrar que a Economia Comportamental pode explicar decisões consideradas “irracionais” pela Teoria Econômica Clássica. O campo de estudo aqui foca nas decisões que motoristas tomam quando conduzem seus veículos. Custos de tomadas de decisão nos forçam a utilizar heurísticas para decisões rápidas que são constantemente necessárias quando dirigimos. Quando as heurísticas falham ou estamos sujeitos a vieses comportamentais, apresentamos desvios de engajamento moral que por sua vez pioram ainda mais o comportamento de direção do motorista. Buscamos então montar um modelo econométrico que explicasse a relação entre fatores demográficos e o instrumento de desengajamento moral (EJM) para explicar o comportamento através do instrumento Driver Behavior Questionnaire (DBQ). Nossos resultados mostram significância estatística na influência de jovens e homens nas justificativas de transgressões de trânsito e como essas transgressões explicam mau comportamento ao dirigir. | pt_BR |
dc.description.other | This work seeks to demonstrate that Behavioral Economics can explain decisions considered “irrational” by Classical Economic Theory. The field of study here focuses on the decisions drivers make when driving their vehicles. Decision making costs force us to use heuristics for quick decisions that are constantly needed when driving. When heuristics fail or we are subject to behavioral biases, we exhibit deviations from moral engagement which in turn further worsen the driver's driving behavior. We then sought to build an econometric model that would explain the relationship between demographic factors and the moral disengagement instrument (EJM) to explain behavior through the Driver Behavior Questionnaire (DBQ) instrument. Our results show statistical significance in the influence of young people and men on the justifications for traffic offenses and how these offenses explain misbehavior when driving. | pt_BR |
dc.description.qualificationlevel | Mestrado | pt_BR |
dc.format.extent | 51 p. | pt_BR |
dc.format.medium | Digital | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5981 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM | pt_BR |
dc.subject | Economia Comportamental | pt_BR |
dc.subject | Vieses de Decisão | pt_BR |
dc.subject | Acidentes de trânsito | pt_BR |
dc.subject.keywords | Behavior Economics | pt_BR |
dc.subject.keywords | Decision Bias | pt_BR |
dc.subject.keywords | Traffic accidents | pt_BR |
dc.title | A influência de vieses cognitivos para justificar mau comportamento no trânsito. | pt_BR |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.contributor.boardmember | TATIANA IWAI | |
local.contributor.boardmember | Mittlaender, Sergio | pt_BR |
local.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
local.type | Dissertação | pt_BR |
relation.isAdvisorOfPublication | d4c07f55-f9cb-41d2-a053-2b0bc21bb660 | |
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