A influência de vieses cognitivos para justificar mau comportamento no trânsito.

dc.contributor.advisorLUCIANA YEUNG LUK TAI
dc.contributor.authorIssei, Eduardo de Arruda
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorIssei, Eduardo de Arruda
dc.date.accessioned2023-07-27T19:36:35Z
dc.date.available2023-07-27T19:36:35Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractEste trabalho busca demonstrar que a Economia Comportamental pode explicar decisões consideradas “irracionais” pela Teoria Econômica Clássica. O campo de estudo aqui foca nas decisões que motoristas tomam quando conduzem seus veículos. Custos de tomadas de decisão nos forçam a utilizar heurísticas para decisões rápidas que são constantemente necessárias quando dirigimos. Quando as heurísticas falham ou estamos sujeitos a vieses comportamentais, apresentamos desvios de engajamento moral que por sua vez pioram ainda mais o comportamento de direção do motorista. Buscamos então montar um modelo econométrico que explicasse a relação entre fatores demográficos e o instrumento de desengajamento moral (EJM) para explicar o comportamento através do instrumento Driver Behavior Questionnaire (DBQ). Nossos resultados mostram significância estatística na influência de jovens e homens nas justificativas de transgressões de trânsito e como essas transgressões explicam mau comportamento ao dirigir.pt_BR
dc.description.otherThis work seeks to demonstrate that Behavioral Economics can explain decisions considered “irrational” by Classical Economic Theory. The field of study here focuses on the decisions drivers make when driving their vehicles. Decision making costs force us to use heuristics for quick decisions that are constantly needed when driving. When heuristics fail or we are subject to behavioral biases, we exhibit deviations from moral engagement which in turn further worsen the driver's driving behavior. We then sought to build an econometric model that would explain the relationship between demographic factors and the moral disengagement instrument (EJM) to explain behavior through the Driver Behavior Questionnaire (DBQ) instrument. Our results show statistical significance in the influence of young people and men on the justifications for traffic offenses and how these offenses explain misbehavior when driving.pt_BR
dc.description.qualificationlevelMestradopt_BR
dc.format.extent51 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5981
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectEconomia Comportamentalpt_BR
dc.subjectVieses de Decisãopt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subject.keywordsBehavior Economicspt_BR
dc.subject.keywordsDecision Biaspt_BR
dc.subject.keywordsTraffic accidentspt_BR
dc.titleA influência de vieses cognitivos para justificar mau comportamento no trânsito.pt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberTATIANA IWAI
local.contributor.boardmemberMittlaender, Sergiopt_BR
local.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublicationd4c07f55-f9cb-41d2-a053-2b0bc21bb660
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