Aspectos microeconômicos e aplicação de modelo logit aninhado na estimação de audiência de televisão

dc.contributor.advisorRINALDO ARTES
dc.contributor.authorSilva, Flavio Ribeiro Bragança
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorSilva, Flavio Ribeiro Bragança
dc.date.accessioned2021-09-13T03:17:52Z
dc.date.accessioned2019-09-07T00:44:53Z
dc.date.available2021-09-13T03:17:52Z
dc.date.available2018
dc.date.available2019-09-07T00:44:53Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractGlobalmente a publicidade em televisão movimenta quase 200 bilhões de dólares por ano. No Brasil, onde o meio captura sozinho mais de 61% dos investimentos em pu-blicidade, o papel da televisão na economia e sociedade é ainda mais relevante. Neste trabalho previmos a audiência de televisão em São Paulo no horário nobre utilizando um modelo inspirado no logit aninhado. Com essa abordagem, dividimos o processo de escolha dos indivíduos em duas fases e determinamos os impulsionadores das decisões de ligar a televisão e, em um segundo estágio, qual o canal assistir. Concluímos pela existência de um efeito sazonal na audiência como um todo, mas não encontramos evidências de que, uma vez que o indivíduo decide assistir televisão, que a escolha de algum dos quatro canais utilizados no estudo, esteja sujeita a essas sazonalidades. Além disso, a análise não nos permitiu identificar alterações significativas na audiên-cia total nos feriados e emendas, mas foi possível identificar um aumento do interesse do telespectador pelo canal de variedades em tais datas. Segundo o modelo, os Jogos Olímpicos de 2016 provocaram uma sutil redução na audiência total, mas os canais abertos, que fizeram a cobertura dos jogos obtiveram significativos ganhos de partici-pação no período. Não observamos o mesmo comportamento em relação aos Jogos Paraolímpicos.pt_BR
dc.description.otherGlobally TV advertising generates annual revenues of more than 200 Billion Dollars. In Brazil, where this media captures more than 61% of ad investment, it assumes an even more relevant position in society and economy. In this work we forecasted prime time television ratings in Sao Paulo using a model inspired by the nested logit. This approach allowed us to split individual’s decision process in two stages and determine the decisions drivers to turn on the television and then which channel to watch. We verified the existence of a seasonal effect in the total audience - the number of individuals that turn on the TV-, but we found no evidence that, once the individual decided to watch television, the choice of any of the four channels used in the study is subject to seasonality. Moreover, the analysis did not show significant changes in the total audience in hol-idays and long weekends, but it was possible to identify an increase in the interest of the viewer by the channel of varieties on such dates. According to the model, the 2016 Olympic Games caused a subtle reduction in the total audience, but the open channels, which made the coverage of the games obtained significant gains of share in the period. We do not observe the same behavior in relation to the Paralympic Games.pt_BR
dc.format.extent40 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2438
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectTelevisão brasileira, audiência, Jogos Olimpicospt_BR
dc.titleAspectos microeconômicos e aplicação de modelo logit aninhado na estimação de audiência de televisãopt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberBarroso, Lucia Pereira
local.contributor.boardmemberMoita, Rodrigo Menon Simões
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublication8b791c94-f3e5-4e04-af26-594195a8f576
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