O eleitor mediano e a eleição brasileira de 2002

dc.contributor.advisorCARLOS ALBERTO FURTADO DE MELO
dc.contributor.authorTerepins, Fernanda
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorTerepins, Fernanda
dc.date.accessioned2015-03-04T12:41:11Z
dc.date.accessioned2021-09-13T02:22:39Z
dc.date.available2015-03-04
dc.date.available2015-03-04T12:41:11Z
dc.date.available2021-09-13T02:22:39Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.description.abstractModelos políticos pautados em axiomas econômicos sugerem a racionalidade por parte dos agentes, levando a um condicionamento das propostas à preferência do eleitorado. Pautado na teoria downsiana e na proposição sobre o Teorema do Eleitor Mediano, pode-se afirmar que há uma tendência à centralidade política por parte de partidos radicais, a fim de maximizar votos. Ao observar a eleição brasileira de 2002, nota-se uma centralidade das propostas do candidato Lula, conferindo-lhe vitória após sucessivas derrotas. Assim, resta averiguar se as mudanças em seu discurso são englobadas na função de utilidade do eleitorado, para poder confirmar se de fato a maximização de votos ocorreu por conta da perseguição de um eleitor mediano. É estudado, portanto, de que maneira a população englobava o cenário econômico para formular as suas preferências, e o enfoque que a mídia proporcionava a tal, servindo de intermédio para a relação candidato-eleitoradopt_BR
dc.description.otherConsidering the Downsian Theory in addition to the Median Voter Theorem, it could be argued that political parties have incentives to centralize their motion, in order to maximize their results on any given election. The 2002 Election in Brazil, showed a centralization of candidate Lula’s motions, enabling his political victory after several losses. In order to confirm that the maximization of votes occurred due to this approach to the median voter, it is necessary to confirm that all changes in terms of speech are included in the utilitarian function of the electorate. This paper, therefore, studies in which way the population include the economic scenario in order to formulate their preferences, as well as the role of the media on this process.pt_BR
dc.format.extent69 f.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/497
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.pt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.titleO eleitor mediano e a eleição brasileira de 2002pt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
relation.isAdvisorOfPublication9d3ee97c-8594-40a2-9693-7e7e65947706
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