Fontes de variação da demanda e seus impactos em uma empresa de bens de consumo

dc.contributor.advisorANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE
dc.contributor.authorFerreira, Tauan Antunes
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorFerreira, Tauan Antunes
dc.date.accessioned2021-09-13T03:12:02Z
dc.date.accessioned2021-02-10T16:23:18Z
dc.date.available2021-09-13T03:12:02Z
dc.date.available2020
dc.date.available2021-02-10T16:23:18Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo entender as fontes e os impactos da variabilidade da demanda, no contexto de uma empresa do setor de bens de consumo, através da relação entre o coeficiente de variação da demanda e características inerentes aos clientes e aos produtos analisados, de modo que possíveis impactos em custo e no nível de serviço logístico pudessem ser verificados e soluções propostas para minimizar a variabilidade da demanda. Para tal, foi utilizado como base uma grande empresa do setor de bens de consumo, com atuação nacional e que lida com a variabilidade em sua demanda. O método adotado foi a modelagem de equação estrutural a partir de um histórico de vendas no período de doze meses. O estudo permitiu concluir que o aumento da variabilidade da demanda diminui o nível de serviço logístico, representado pela taxa de entregas completas (Fill Rate) e a velocidade de entrega (Lead Time) enquanto aumenta o custo médio de entrega das mercadorias. Foram analisados fatores relacionados aos produtos e aos clientes para que a variação da demanda pudesse ser observada, sendo concluído que os fatores relacionados ao cliente impactam mais na variabilidade da demanda do que os fatores do produto. Para reduzir o custo da indústria e aumentar o nível de serviço logístico, o trabalho sugere duas formas principais para reduzir a variabilidade da demanda: a utilização de uma política de preços mais estável e a adoção ou melhoria no nível de colaboração e compartilhamento de dados entre o cliente e a indústria, pois ambos ajudam a reduzir a variabilidade da demanda e o efeito chicote ao diminuir o tamanho do pedido e aumentar a frequência de compra. Sendo possível minimizar a variabilidade da demanda ao longo da cadeia, é viável ter elevado nível de serviço logístico e reduzidos custos operacionais, fazendo que serviço e custo não sejam necessariamente um tradeoff em ambiente de baixa variabilidade da demanda, gerando vantagem competitiva para a empresa.pt_BR
dc.description.otherThis paper analyzes the sources and impacts on demand, in the context of a company in the consumer goods sector, through the relationship between the coefficient of variation in demand and the customers and products characteristics in order to verify the possible impacts on cost and logistics service and solutions that could be applied to reduce demand variability. To this end, a large company in the consumer goods sector was used as a base, operating nationwide and with a variation in demand. The method adopted was to model the structural equation from a twelve-month sales history. The study allowed us to conclude that the increase in demand variability decreases the level of logistics service, represented by levels of Fill Rate and Lead Time while increasing the average distribution costs. Factors related to products and customers were analyzed enabling that the demand variation could be observed, and it was concluded that factors related to the customer impact more on the demand variability than the factors related to the product. To reduce the cost of the industry and increase the level of logistics service, this work proposes two main ways of reducing demand variability: using a more stable pricing policy and adopting or improving the level of collaboration and data sharing between the customer and the industry, as both reduce the bullwhip effect by decreasing the size of the order and increasing the purchase frequency. Since it is possible to reduce the variability of demand along the chain, it is feasible to have a high logistics service and reduced high operating costs, making service and cost not be considered a trade-off in an environment of low demand variability, creating competitive advantages for a company.pt_BR
dc.format.extent76p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2681
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectVariabilidade da demandapt_BR
dc.subjectCusto logísticopt_BR
dc.subjectNível de serviçopt_BR
dc.subjectDemand variabilitypt_BR
dc.subjectLogistics costpt_BR
dc.subjectService levelpt_BR
dc.titleFontes de variação da demanda e seus impactos em uma empresa de bens de consumopt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberSanches, Lars Meyer
local.contributor.boardmemberFigueiredo, Jeovan De Carvalho
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublication88e6dd49-58a7-4c33-adfc-7ba4c3ad2ebe
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery88e6dd49-58a7-4c33-adfc-7ba4c3ad2ebe
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Tauan Antunes.pdf
Tamanho:
1.03 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Plain Text
Descrição: