Fontes de variação da demanda e seus impactos em uma empresa de bens de consumo

Carregando...
Imagem de Miniatura
Co-orientadores
Tipo de documento
Dissertação
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este estudo teve como objetivo entender as fontes e os impactos da variabilidade da demanda, no contexto de uma empresa do setor de bens de consumo, através da relação entre o coeficiente de variação da demanda e características inerentes aos clientes e aos produtos analisados, de modo que possíveis impactos em custo e no nível de serviço logístico pudessem ser verificados e soluções propostas para minimizar a variabilidade da demanda. Para tal, foi utilizado como base uma grande empresa do setor de bens de consumo, com atuação nacional e que lida com a variabilidade em sua demanda. O método adotado foi a modelagem de equação estrutural a partir de um histórico de vendas no período de doze meses. O estudo permitiu concluir que o aumento da variabilidade da demanda diminui o nível de serviço logístico, representado pela taxa de entregas completas (Fill Rate) e a velocidade de entrega (Lead Time) enquanto aumenta o custo médio de entrega das mercadorias. Foram analisados fatores relacionados aos produtos e aos clientes para que a variação da demanda pudesse ser observada, sendo concluído que os fatores relacionados ao cliente impactam mais na variabilidade da demanda do que os fatores do produto. Para reduzir o custo da indústria e aumentar o nível de serviço logístico, o trabalho sugere duas formas principais para reduzir a variabilidade da demanda: a utilização de uma política de preços mais estável e a adoção ou melhoria no nível de colaboração e compartilhamento de dados entre o cliente e a indústria, pois ambos ajudam a reduzir a variabilidade da demanda e o efeito chicote ao diminuir o tamanho do pedido e aumentar a frequência de compra. Sendo possível minimizar a variabilidade da demanda ao longo da cadeia, é viável ter elevado nível de serviço logístico e reduzidos custos operacionais, fazendo que serviço e custo não sejam necessariamente um tradeoff em ambiente de baixa variabilidade da demanda, gerando vantagem competitiva para a empresa.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Sanches, Lars Meyer
Figueiredo, Jeovan De Carvalho
Área do Conhecimento CNPQ
Citação