Análise sobre o impacto nos resultados de carteira de crédito, quando há um monitoramento preventivo dos clientes

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Dissertação
Data
2018
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Resumo
Esta dissertação tem como objetivo principal analisar o impacto nos resultados da dívida total dos clientes e inadimplência em clientes pessoa jurídica, que tiveram um tratamento diferente através de um processo de monitoramento e acompanhamento de clientes na gestão de carteira de crédito em bancos no Brasil. Para seu desenvolvimento foi realizada a revisão de literatura de risco de crédito, o mercado e processo de crédito no Brasil, a importância da gestão preventiva em bancos e o monitoramento de crédito em instituições financeiras. Duas hipóteses foram elaboradas: a primeira hipótese considera uma diminuição mais acelerada da dívida total em clientes que foram tratados via processo de monitoramento de crédito em relação aos clientes que não passaram por este processo. Além disso, avalia a evolução da dívida total destes mesmos clientes estudados, porém em outras instituições financeiras, a fim de comparar se há diferença nos resultados quando há estratégias diferentes na gestão do crédito concedido para empresas. A segunda hipótese considera o mesmo critério de análise da primeira hipótese, porém considerando a evolução da inadimplência. Utilizando a técnica econométrica de Diferenças-em-Diferenças aplicado a uma amostra de clientes que estavam expostos ao processo de monitoramento de crédito em 2016, são comparados os resultados entre os períodos de 2015 e 2017. O estudo conclui que o tratamento se mostrou relevante na redução de risco de crédito, em relação aos concorrentes. A hipótese relacionada a redução da inadimplência, em relação a concorrência, não foi confirmada.

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Português
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