PRISCILA FERNANDES RIBEIRO

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

person.page.researcharea

Nome para créditos

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 57
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O impacto da diminuição do tempo de latência na plataforma de negociação da BM&FBovespa na liquidez do mercado de ações no brasil
    (2018) Silva, Nilton Neves
    Com o avanço da tecnologia, as bolsas de valores no mundo têm realizado investimentos em plataforma de negociação com novas funcionalidades, maior capacidade e baixo tempo de resposta (baixa latência). Com a diminuição da latência, investidores de alta-frequência, chamados HFTs, ficam mais eficientes para ler e interpretar notícias no mundo e, até mesmo, para tomar decisões de investimento ou de desinvestimento rapidamente, o que pode causar impacto na liquidez do mercado. O presente trabalho estuda a migração de plataforma ocorrida no Brasil em 2013. A BM&FBOVESPA substituiu o Mega Bolsa pelo PUMA reduzindo o tempo de latência total, de 200 milissegundos para 1,4 milissegundos. Foram utilizadas quatro proxies de liquidez: quoted spread, effective spread, realized spread e price impact. Nosso resultado não encontrou impacto nas proxies de liquidez em decorrência da migração. O estudo contribui de duas maneiras, a primeira com a literatura mundial, já que o assunto não é consenso entre os diversos autores e, de um segundo modo, auxilia profissionais no mercado que avaliam investimentos em tecnologia e seus impactos.
  • Imagem de Miniatura
    Impacto do uso de plataformas digitais de leitura no desempenho de Português dos alunos
    (2022) Adas, Pedro Benjamin Garcia
    O objetivo deste trabalho é analisar o impacto de plataformas digitais de leitura no desempenho escolar dos alunos. Foi feita uma análise da média do desempenho na prova do SAEB de 2019 de língua portuguesa dos alunos do quinto ano de escolas que adotaram uma plataforma de leitura digital em relação às escolas que não adotaram. Para realizar essa comparação, foi utilizado um modelo de propensity score matching com o objetivo de isolar o efeito da adoção da plataforma digital de leitura no desempenho do aluno. Concluímos que existe um impacto positivo e estatisticamente significante na adoção da plataforma digital de leitura para esses alunos do quinto ano, porém é necessário refinar o cálculo do coeficiente do PSM para futuras análises mais robustas.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Regulação no mercado habitacional e o acesso a moradia no Brasil
    (2016) Arroyo, Rodrigo José Roza
    No Brasil, apesar de esforços feitos pelo governo federal, estados e municípios, políticas públicas como o programa Minha Casa Minha Vida e o Programa Moradia não tiveram efeito significativo sobre o nível do deficit habitacional, que tem permanecido constante nas últimas duas décadas. Em 2015, ainda havia no Brasil um deficit habitacional estimado de cerca de 5 milhões de famílias (PNAD, 2007-2012), com maior ocorrência de deficit habitacional para as famílias mais pobres, aquelas com renda de até 3 salários mínimos. Ou seja, cerca de 5 milhões de famílias não tem acesso a habitação formal (o mercado informal de certa forma supre a necessidade de moradias, porém de qualidade precária e sem direito de posse). Uma oferta deficitária de habitações coloca principalmente famílias de baixa renda em situação de vulnerabilidade, restringindo seu acesso a serviços básicos e a infraestrutura de qualidade. Vivendo em moradias precárias, provenientes do mercado informal, tem limitado acesso a educação, saúde e saneamento básico, e, além disso, estão isoladas da economia formal e sem proteção e/ou auxílio do Estado e das instituições formais, e por isso tem maior dificuldade em aumentar seu nível de renda e de bem-estar, e pouca chance de ascensão social (World Bank, 1993).
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Uma análise da distribuição do programa de auxílio emergencial nos diferentes municípios brasileiros: como as diferentes características estruturais das cidades brasileiras possibilitaram variações e impactos diversos no recebimento do auxílio
    (2021) Borges, Arthur Pereira
    O Programa de Auxílio Emergencial (PAE) foi de suma importância para conter a crise econômica gerada pela pandemia, causada pelo vírus Sars-Cov-2, sendo distribuídos quase 300 bilhões de reais à população necessitada durante o ano de 2020. Com dados dos municípios brasileiros e suas respectivas variações, entre Abril e Dezembro, o seguinte trabalho tem o objetivo de investigar a distribuição do benefício, de forma a analisar as variáveis que diferem os municípios brasileiros, tratando o auxílio como a principal variável resposta em estudo. Por fim, conclui-se que o programa, criado com a finalidade de gerar renda aos indivíduos em um momento de crise econômica, contemplou principalmente as regiões Norte e Nordeste, devido a problemas sociais gerados anteriormente à pandemia.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Força de vendas orientada para o cliente e o efeito no desempenho dos vendedores
    (2019) Visentini, Rafael Carelli
    O objetivo deste trabalho é investigar o real impacto de treinamento no desempenho da força de vendas de uma empresa de serviços corporativos. Primeiramente, buscamos compreender a rotina do vendedor. Esta rotina, na verdade está se transformando, cada vez mais, em gestão de relacionamento. Identificamos que o mercado está ficando cada vez mais exigente quanto as reais soluções de produtos / serviços e o vendedor tem a oportunidade de aumentar o valor agregado de sua proposta baseado em uma oferta mais estratégica, sustentada nas necessidades do cliente. Sendo assim, é fundamental que o mesmo esteja preparado. Por isso, treinamento é a variável chave para solução deste dilema comprador – vendedor. Os achados irão implicar em recomendações para a gestão de forças de vendas que buscam incrementar a proposta de valor em suas negociações e assim melhorarem o desempenho em vendas. Em segundo lugar, de acordo com a literatura, a gestão de relacionamento vem exigindo construções de relacionamento mais solidas e de mais longo prazo, o que exige trabalho focado em satisfação e lealdade dos clientes, pelos vendedores. Por isso, aprofundamos o estudo dos efeitos da lealdade dos clientes em conjunto com a aplicação do treinamento sobre o desempenho da força de vendas. O objetivo é verificarmos se lealdade dos clientes aumenta o efeito do treinamento no desempenho dos vendedores, trazendo contribuições novas para literatura sobre os possíveis impactos da interação treinamento com lealdade dos clientes. Este resultado irá contribuir com recomendações efetivas para a gestão, de como lealdade dos clientes pode capitalizar o efeito do treinamento no desempenho da força de vendas. Em terceiro, identificamos na literatura sobre a dinâmica da gestão do relacionamento, que maior autonomia do vendedor pode trazer contribuições para construções de relações mais duradouras entre comprador - vendedor. Por isso, direcionamos o estudo para entendermos o efeito da autonomia do vendedor sobre o impacto da aplicação do treinamento no desempenho. O estudo se baseia no método de análise de dados por regressão linear múltipla de uma força de vendas composta por 110 vendedores. São 1.860 observações coletadas durante 21 meses, organizadas em painel não balanceado com dados longitudinais de 15 meses antes da intervenção do treinamento, e 6 meses após treinamento.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Estimating the elasticity of intertemporal substitution taking into account the precautionary savings motive
    (2015) Gomes, Fábio Augusto Reis; PRISCILA FERNANDES RIBEIRO
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto da evasão escolar no mercado de trabalho informal brasileiro e as consequências da pandemia
    (2021) Barbosa, Pedro Kodja Barbosa
    Este trabalho busca dar luz à questão da evasão escolar e o seu impacto no setor informal brasileiro. Utilizando o método econométrico probit, estima-se a probabilidade de um indivíduo estar inserido no setor informal quando este parou de frequentar a escola em determinado momento do seu desenvolvimento e os efeitos da pandemia nesta probabilidade. A evasão escolar mostrou-se significante e aumenta a probabilidade de inserção no mercado de trabalho informal. A pandemia não alterou este resultado, mas diminuiu a probabilidade geral de um indivíduo estar inserido no mercado de trabalho informal.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Desempenho dos fundos multimercados no Brasil
    (2017) Florenzo, Leandro Loiacono
    O presente estudo analisa o desempenho dos fundos multimercados brasileiros e a alegação de que são capazes de fornecer retorno superior ao que pode ser explicado pelo mercado. Para isso, utilizou-se um modelo multifatorial, no qual incluiu-se dois indicadores representativos de títulos de renda fixa, um de renda variável e um para o mercado de câmbio (real/dólar), além da constante alfa, a fim de representar a habilidade dos gestores. Para as estimativas, coletou-se os retornos semanais de 484 fundos multimercados entre março de 2014 e março de 2017 através do software Economatica. O resultado indicou que aproximadamente 5% dos fundos da amostra apresentaram alfas positivos e significantes, com 95% de confiança, sugerindo que os gestores não foram bem-sucedidos em suas estratégias, ou seja, todo o retorno obtido seria explicado pelos indicadores de mercado escolhidos.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Spreads de crédito: modelo estrutural aplicado a bonds brasileiros
    (2016) Beccegato, Davi
    Este trabalho utilizou uma base de dados pública de 38 títulos de dívida corporativa de 11 empresas brasileiras, entre os anos de 2011 e 2016, a fim de estudar a capacidade dos modelos estruturais em explicar as variações no spread de crédito. Com base no estudo de Avramov, Jostova e Philipov (2007), o modelo proposto emprega uma composição de variáveis explicativas comuns ao mercado e variáveis explicativas específicas da firma para investigar o poder explicativo dos modelos estruturais sobre as variações do spread de crédito. Os resultados indicam que os determinantes estruturais propostos podem explicar até 56% das oscilações dos spreads de crédito de títulos de dívida corporativa de empresas brasileiras, com destaque para os fatores específicos que isoladamente podem explicar até 45% das variações nos spreads. Os resultados ainda sugerem que o poder explicativo dos determinantes propostos aumenta quando aplicados em bonds de maior yield.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Efeito das taxas de câmbio e de juros, produção industrial e financiamentos na venda de bens industriais intermediários no mercado brasileiro
    (2017) Di Martino, Silvio Cesar Paganini
    O principal desafio da indústria brasileira de transformação metalomecânica está na alocação dos recursos escassos uma vez que a taxa de cambio traz muita volatilidade de preços de matéria prima e custos de fabricação e como consequência os volumes de produção são deslocados para países com menor custo industrial. A indústria também é afetada pelas condições econômicas gerais onde a taxa de juros ao consumidor impacta os mercados de uso final, incluindo indústrias de automóvel, eletrodomésticos, construção e energia. À medida que estas indústrias experimentam uma recessão, a indústria de bens de consumo geralmente segue sua tendência. O objetivo deste trabalho é entender o impacto das variáveis macroeconômicas e da Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física - PIM-PF no volume de vendas de bens industriais intermediários no mercado industrial brasileiro. Para o estudo utilizam-se dados do mercado brasileiro de bens industriais intermediários do setor de transformação metalomecânico, com 84 observações mensais do período de janeiro de 2010 a dezembro de 2016. Para desenvolvimento dos modelos, foi utilizado o modelo de regressão com dados de séries temporais. O entendimento do impacto das variáveis macroeconômicas sobre o volume de vendas de bens intermediários industriais auxilia o tomador de decisão na alocação dos recursos disponíveis para obtenção de um resultado superior em relação aos demais concorrentes.