Investigando o uso de técnicas de persuasão para ampliar o acesso a plataformas de livros digitais

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2023
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O isolamento social provocado pela pandemia de covid-19 impulsionou o mercado de livros digitais no Brasil, fazendo com que editoras antecipassem o lançamento de títulos nesse formato e intensificassem a conversão de seus catálogos. Uma das formas de utilizar e-books e ePubs está nas bibliotecas digitais, mas estas podem encontrar dificuldades para atrair usuários. O presente trabalho investiga, utilizando pesquisa quantitativa, o emprego de técnicas de persuasão para aumentar o acesso a bibliotecas digitais. As técnicas se baseiam nos princípios persuasivos estabelecidos por Robert Cialdini: reciprocidade, compromisso e coerência, aprovação social, afeição, autoridade e escassez. A partir de mensagens de e-mail marketing, o trabalho tem, como objetivo, verificar se as técnicas de persuasão de Cialdini conseguem aumentar os acessos a uma plataforma digital. Considera-se que tal investigação pode auxiliar gestores de conteúdos digitais em relação a abordagens mais convidativas para os usuários, além de enriquecer a literatura disponível sobre o consumo de livros digitais. Também se considera relevante o fato de o estudo de campo mobilizar as seis técnicas concomitantemente. Nesse sentido, o trabalho pode trazer mais dados e insights acerca das técnicas de persuasão, incluindo sua eficiência e suas limitações.

The social isolation caused by the covid-19 pandemic have boosted the digital book market in Brazil. Publishers have anticipated the launch of books in this format and intensified the conversion of their catalogues. Digital libraries are one of the ways for accessing e-books and ePubs, but these platforms may find it difficult to attract users. The present work investigates, using quantitative research, the use of persuasion techniques to increase access to digital libraries. The techniques are based on the persuasive principles established by Robert Cialdini: reciprocity, consistency, social proof, liking, authority, and scarcity. The purpose of this work is to investigate whether Cialdini’s persuasion techniques can increase accesses to a digital platform, through the sending of e-mail marketing messages. From our point of view, this investigation can help digital content managers regarding more attractive approaches for users. In addition, it can enrich the available literature on the consumption of digital books. We also considered relevant the fact that the field study mobilizes the six techniques concomitantly. In this sense, the work can bring more information and insights about persuasion techniques, as well as their effectiveness and limitations.

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