Precificação e competição no mercado de voos domésticos norte americano

Imagem de Miniatura

Autores

Oliveira, Felipe Roberto Grzyb Gibson

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Trabalho de Conclusão de Curso

Data

2018

Unidades Organizacionais

Resumo

É de conhecimento geral que o poder de mercado de uma firma pode lhe garantir cobrar preços diferentes daquele que seria cobrado numa situação de competição perfeita. Esse é o caso do mercado de aviação, em que as economias de escala representam barreiras à entrada de novos competidores. O objetivo do presente estudo é relacionar o impacto de variações no poder de mercado na média da tarifa de uma passagem aérea. A partir de dados coletados do U.S. department of transportation, de todos os 1149 trechos domésticos nos Estados Unidos, espera-se encontrar um resultado de aumento no preço das passagens aéreas com a diminuição da competição no mercado. Esses resultados esperados se mostram compatíveis a outros estudos presentes na literatura ao redor do tema.

Palavras-chave

Aviação Civil. Competição. Estados Unidos.

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Idioma

Português

Notas

Área do Conhecimento CNPQ

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por