Precificação e competição no mercado de voos domésticos norte americano
Autores
Oliveira, Felipe Roberto Grzyb Gibson
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2018
Resumo
É de conhecimento geral que o poder de mercado de uma firma pode lhe garantir cobrar preços diferentes daquele que seria cobrado numa situação de competição perfeita. Esse é o caso do mercado de aviação, em que as economias de escala representam barreiras à entrada de novos competidores. O objetivo do presente estudo é relacionar o impacto de variações no poder de mercado na média da tarifa de uma passagem aérea. A partir de dados coletados do U.S. department of transportation, de todos os 1149 trechos domésticos nos Estados Unidos, espera-se encontrar um resultado de aumento no preço das passagens aéreas com a diminuição da competição no mercado. Esses resultados esperados se mostram compatíveis a outros estudos presentes na literatura ao redor do tema.
Palavras-chave
Aviação Civil. Competição. Estados Unidos.
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português