Uma análise do mercado de videogame: como concorrência e crítica afetam o sucesso de um jogo?

dc.contributor.advisorSanches, Fábio Adriano Miessipt_BR
dc.contributor.authorChedid, Gustavo Bezana
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorChedid, Gustavo Bezana
dc.date.accessioned2023-03-29T00:54:18Z
dc.date.available2023-03-29T00:54:18Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractDevido à enorme evolução tecnológica apresentada pelas duas últimas gerações de console e à grande popularização advinda com elas, os videogames tornaram-se o maior mercado de entretenimento do mundo, segundo a Newzoo. O objetivo desse estudo é avaliar por meio de uma análise microeconômica, como essas mudanças influenciaram o mercado de jogos. Para isso foram analisados dados da oitava geração de consoles, desenvolvidos entre os anos de 2012 e 2020, considerando-se essencialmente estudos anteriores que evidenciam o sucesso de Blockbusters no mercado de entretenimento. Nesse contexto, esse trabalho pretende dimensionar, por meio de um MQO e de uma regressão binária logit, as correlações da concorrência, da crítica especializada e da crítica amadora no sucesso de um jogo. O resultado deste estudo confirma que a crítica especializada tem uma correlação positiva com as vendas dos jogos dessa geração, enquanto a crítica amadora e a concorrência apontam para uma correlação negativa, resultado adverso ao se comparar com a literatura prévia.pt_BR
dc.description.otherDue to the enormous technological evolution presented by the last two console generations and the great popularization that came with them, video games have become the largest entertainment market in the world, according to Newzoo. The objective of this study is to evaluate, through a microeconomic analysis, how these changes have influenced the gaming market. To this end, data from the eighth generation of consoles, developed between the years 2012 and 2020, were analyzed, considering essentially previous studies that show the success of blockbusters in the entertainment market. In this context, this work intends to dimension, by means of an MQO and a binary logit regression, the correlations of competition, expert critics and amateur critics in the success of a game. The result of this study confirms that expert critics have a positive correlation with sales of games of this generation, while amateur critics and competition point to a negative correlation, an adverse result when comparing with previous literature.pt_BR
dc.description.qualificationlevelGraduaçãopt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5474
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectVideogamept_BR
dc.subjectBlockbusterpt_BR
dc.subjectCrítica especializadapt_BR
dc.subjectCrítica amadorapt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subject.keywordsVideo gamept_BR
dc.subject.keywordsBlockbusterpt_BR
dc.subject.keywordsSpecialized criticpt_BR
dc.subject.keywordsAmateur criticpt_BR
dc.subject.keywordsCompetitionpt_BR
dc.titleUma análise do mercado de videogame: como concorrência e crítica afetam o sucesso de um jogo?pt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberPAULO FURQUIM DE AZEVEDO
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
relation.isBoardMemberOfPublication25ce9242-4c33-4eb0-8fd6-db1b8dc52452
relation.isBoardMemberOfPublication.latestForDiscovery25ce9242-4c33-4eb0-8fd6-db1b8dc52452

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
N/D
Nome:
Gustavo Bezana Chedid - Termo de Autorização.pdf
Tamanho:
1.13 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Gustavo Bezana Chedid - Termo de Autorização
Imagem de Miniatura
Nome:
Gustavo Bezana Chedid - Trabalho.pdf
Tamanho:
585.64 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Gustavo Bezana Chedid - Trabalho

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: