Uma análise do mercado de videogame: como concorrência e crítica afetam o sucesso de um jogo?

Carregando...
Imagem de Miniatura
Orientador
Sanches, Fábio Adriano Miessi
Co-orientadores
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Devido à enorme evolução tecnológica apresentada pelas duas últimas gerações de console e à grande popularização advinda com elas, os videogames tornaram-se o maior mercado de entretenimento do mundo, segundo a Newzoo. O objetivo desse estudo é avaliar por meio de uma análise microeconômica, como essas mudanças influenciaram o mercado de jogos. Para isso foram analisados dados da oitava geração de consoles, desenvolvidos entre os anos de 2012 e 2020, considerando-se essencialmente estudos anteriores que evidenciam o sucesso de Blockbusters no mercado de entretenimento. Nesse contexto, esse trabalho pretende dimensionar, por meio de um MQO e de uma regressão binária logit, as correlações da concorrência, da crítica especializada e da crítica amadora no sucesso de um jogo. O resultado deste estudo confirma que a crítica especializada tem uma correlação positiva com as vendas dos jogos dessa geração, enquanto a crítica amadora e a concorrência apontam para uma correlação negativa, resultado adverso ao se comparar com a literatura prévia.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas
Citação