Uma análise do mercado de videogame: como concorrência e crítica afetam o sucesso de um jogo?
Autores
Chedid, Gustavo Bezana
Orientador
Sanches, Fábio Adriano Miessi
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2021
Resumo
Devido à enorme evolução tecnológica apresentada pelas duas últimas gerações de
console e à grande popularização advinda com elas, os videogames tornaram-se o
maior mercado de entretenimento do mundo, segundo a Newzoo. O objetivo desse
estudo é avaliar por meio de uma análise microeconômica, como essas mudanças
influenciaram o mercado de jogos. Para isso foram analisados dados da oitava
geração de consoles, desenvolvidos entre os anos de 2012 e 2020, considerando-se
essencialmente estudos anteriores que evidenciam o sucesso de Blockbusters no
mercado de entretenimento. Nesse contexto, esse trabalho pretende dimensionar, por
meio de um MQO e de uma regressão binária logit, as correlações da concorrência,
da crítica especializada e da crítica amadora no sucesso de um jogo. O resultado
deste estudo confirma que a crítica especializada tem uma correlação positiva com as
vendas dos jogos dessa geração, enquanto a crítica amadora e a concorrência
apontam para uma correlação negativa, resultado adverso ao se comparar com a
literatura prévia.
Palavras-chave
Videogame; Blockbuster; Crítica especializada; Crítica amadora; Concorrência
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Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas