Uma análise do mercado de videogame: como concorrência e crítica afetam o sucesso de um jogo?

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Autores

Chedid, Gustavo Bezana

Orientador

Sanches, Fábio Adriano Miessi

Co-orientadores

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Tipo de documento

Trabalho de Conclusão de Curso

Data

2021

Unidades Organizacionais

Resumo

Devido à enorme evolução tecnológica apresentada pelas duas últimas gerações de console e à grande popularização advinda com elas, os videogames tornaram-se o maior mercado de entretenimento do mundo, segundo a Newzoo. O objetivo desse estudo é avaliar por meio de uma análise microeconômica, como essas mudanças influenciaram o mercado de jogos. Para isso foram analisados dados da oitava geração de consoles, desenvolvidos entre os anos de 2012 e 2020, considerando-se essencialmente estudos anteriores que evidenciam o sucesso de Blockbusters no mercado de entretenimento. Nesse contexto, esse trabalho pretende dimensionar, por meio de um MQO e de uma regressão binária logit, as correlações da concorrência, da crítica especializada e da crítica amadora no sucesso de um jogo. O resultado deste estudo confirma que a crítica especializada tem uma correlação positiva com as vendas dos jogos dessa geração, enquanto a crítica amadora e a concorrência apontam para uma correlação negativa, resultado adverso ao se comparar com a literatura prévia.

Palavras-chave

Videogame; Blockbuster; Crítica especializada; Crítica amadora; Concorrência

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Objetivos de aprendizagem

Idioma

Português

Notas

Área do Conhecimento CNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

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