Análise do modelo em blocos para a concessão aeroportuária brasileira

dc.contributor.advisorLazzarini, Sérgio Giovanetti
dc.contributor.authorAbreu, Thábata Borges de
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorAbreu, Thábata Borges de
dc.date.accessioned2015-03-12T17:22:17Z
dc.date.accessioned2021-09-13T02:21:48Z
dc.date.available2015-03-12
dc.date.available2015-03-12T17:22:17Z
dc.date.available2021-09-13T02:21:48Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.description.abstractO presente estudo propõe uma análise de viabilidade do modelo de concessão em blocos para o cenário de privatização aeroportuária brasileira. Para tal análise, foram construídos dois aeroportos modelo: com resultado operacional positivo- aeroporto- modelo superavitário, e com resultado operacional negativo- aeroporto modelo deficitário. Tais aeroportos- modelo foram considerados de maneira conjunta numa simulação de concessão em blocos, considerando eventuais ganhos de escala neste tipo de operação. A conclusão, sob os parâmetros e premissas propostos neste estudo, é a de que o modelo de concessão em blocos é uma alternativa viável para a privatização aeroportuária, economicamente atraente para o operador privado, uma vez que o Valor Presente Líquido dessa simulação é menos negativo quando comparado ao modelo de concessão unitária. No que concerne aos resultados do governo, isso significa menores gastos com subsídios e modelos de atração de investimentos para o caso dos aeroportos deficitários. Além disso, é esperado que a concessão em blocos estimule um desenvolvimento mais homogêneo da malha aeroviária do que a concessão unitária uma vez que obriga o operador privado a investir e procurar meios de tornar rentáveis as operações com aeroportos cujos resultados operacionais são negativos.pt_BR
dc.description.otherThis paper purposes is to analyze the viability of Brazilian’s airport privatization by the block model. For the analysis, was built two airport models: with positive operational results- the surplus airport model; and with negative operational results- the deficit airport model. These airports were considered in a group, together, simulating a privatization in block and considering occasional economies of scale. The conclusions over the parameters and premises proposed are that this model is a feasible alternative because its results are better than the results obtained in a case of privatization in units. Regarding government results, it means a reduction of subsidies and expenses related to investment attraction programs for airports deficits. Moreover, it is expected that the concession in blocks encourage a homogeneous development of the airway than the concession in units because the private operator will be responsible in invest and increase the efficiency in airports with negative operational results.pt_BR
dc.format.extent33 f.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/538
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.pt_BR
dc.subjectAeroportospt_BR
dc.subjectConcessão em blocospt_BR
dc.subjectPrivatizaçãopt_BR
dc.titleAnálise do modelo em blocos para a concessão aeroportuária brasileirapt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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