Análise do modelo em blocos para a concessão aeroportuária brasileira
dc.contributor.advisor | Lazzarini, Sérgio Giovanetti | |
dc.contributor.author | Abreu, Thábata Borges de | |
dc.coverage.spatial | São Paulo | pt_BR |
dc.creator | Abreu, Thábata Borges de | |
dc.date.accessioned | 2015-03-12T17:22:17Z | |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T02:21:48Z | |
dc.date.available | 2015-03-12 | |
dc.date.available | 2015-03-12T17:22:17Z | |
dc.date.available | 2021-09-13T02:21:48Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.description.abstract | O presente estudo propõe uma análise de viabilidade do modelo de concessão em blocos para o cenário de privatização aeroportuária brasileira. Para tal análise, foram construídos dois aeroportos modelo: com resultado operacional positivo- aeroporto- modelo superavitário, e com resultado operacional negativo- aeroporto modelo deficitário. Tais aeroportos- modelo foram considerados de maneira conjunta numa simulação de concessão em blocos, considerando eventuais ganhos de escala neste tipo de operação. A conclusão, sob os parâmetros e premissas propostos neste estudo, é a de que o modelo de concessão em blocos é uma alternativa viável para a privatização aeroportuária, economicamente atraente para o operador privado, uma vez que o Valor Presente Líquido dessa simulação é menos negativo quando comparado ao modelo de concessão unitária. No que concerne aos resultados do governo, isso significa menores gastos com subsídios e modelos de atração de investimentos para o caso dos aeroportos deficitários. Além disso, é esperado que a concessão em blocos estimule um desenvolvimento mais homogêneo da malha aeroviária do que a concessão unitária uma vez que obriga o operador privado a investir e procurar meios de tornar rentáveis as operações com aeroportos cujos resultados operacionais são negativos. | pt_BR |
dc.description.other | This paper purposes is to analyze the viability of Brazilian’s airport privatization by the block model. For the analysis, was built two airport models: with positive operational results- the surplus airport model; and with negative operational results- the deficit airport model. These airports were considered in a group, together, simulating a privatization in block and considering occasional economies of scale. The conclusions over the parameters and premises proposed are that this model is a feasible alternative because its results are better than the results obtained in a case of privatization in units. Regarding government results, it means a reduction of subsidies and expenses related to investment attraction programs for airports deficits. Moreover, it is expected that the concession in blocks encourage a homogeneous development of the airway than the concession in units because the private operator will be responsible in invest and increase the efficiency in airports with negative operational results. | pt_BR |
dc.format.extent | 33 f. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/538 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem. | pt_BR |
dc.subject | Aeroportos | pt_BR |
dc.subject | Concessão em blocos | pt_BR |
dc.subject | Privatização | pt_BR |
dc.title | Análise do modelo em blocos para a concessão aeroportuária brasileira | pt_BR |
dc.type | bachelor thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
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