How car rental companies affect car prices?

Imagem de Miniatura

Autores

Molero, Lucas Sena

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Data

2023

Unidades Organizacionais

Resumo

The car rental sector increased relevance for Brazilian automakers has raised questions on the trade-offs born out of this relationship. Using the covid-19 pandemic as a natural experiment setup and the differences in differences methodology we find that car models that are often sold to car rental companies faced higher depreciation relative to retail-oriented car models during the pandemic. We also find that new car prices behaved similarly for both groups. These results suggests that the trade-off for car manufacturers is limited.

O aumento da relevância das empresas de locação de carros para as montadoras de veículos gerou dúvidas sobre os trade-offs enfrentados nessa relação. Utilizando a pandemia de covid-19 como um experimento natural e o método de diferenças em diferenças encontramos que modelos de carros tipicamente vendidos para locadoras apresentaram maior taxa de depreciação do que os modelos mais direcionados ao varejo durante a pandemia. Também encontramos que o preço de carros novos se comportou de forma similar para os dois grupos de modelos. Os resultados sugerem um trade-off limitado para a montadoras.

Palavras-chave

Microeconomics; Industrial Organization; Marketing Channels; Car Rental; Automobiles Market; Microeconomia; Organização Industrial; Canais de Marketing; Aluguel de veículos; Mercado automotivo.

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Idioma

en

Notas

Membros da banca

Sampaio, Joelson

Área do Conhecimento CNPQ

CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS

CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por