Estratégia internacional de preços e a influência da liberdade de comércio e de trabalho no mercado de serviços industriais
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Dissertação
Data
2013
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Resumo
O objetivo deste trabalho é identificar a influência do nível de liberdade de comércio e das relações trabalhistas, na estratégia de preços adotada por empresas prestadoras de serviços industriais. Mais especificamente, serviços de controle de qualidade de produtos, num contexto multinacional. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizada uma base de dados anuais com preços de serviços de inspeção de qualidade durante a transferência de propriedade de produtos químicos, dados macroeconômicos, e índices de liberdade reconhecidos internacionalmente. Os dados foram analisados em modelos de regressão com dados em painel para o período de 2008 à 2012 em 92 países. Os resultados obtidos indicam uma relação positiva entre os índices de liberdade de comércio e de trabalho e os preços pagos pelos serviços industriais em tela, o que não somente dá suporte a teoria de formação de preços existente, mas também mostra a importância da consideração desses fatores na elaboração de estratégias internacionais de preço nesse mercado, contribuindo desta forma para as teorias de estratégia de marketing e estratégia internacional.
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Português
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Laban Neto, Silvio Abrahao
Boehe, Dirk Michael