Estratégia internacional de preços e a influência da liberdade de comércio e de trabalho no mercado de serviços industriais

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Autores

Mathias, Bruno Savoy

Co-orientadores

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Tipo de documento

Dissertação

Data

2013

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Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar a influência do nível de liberdade de comércio e das relações trabalhistas, na estratégia de preços adotada por empresas prestadoras de serviços industriais. Mais especificamente, serviços de controle de qualidade de produtos, num contexto multinacional. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizada uma base de dados anuais com preços de serviços de inspeção de qualidade durante a transferência de propriedade de produtos químicos, dados macroeconômicos, e índices de liberdade reconhecidos internacionalmente. Os dados foram analisados em modelos de regressão com dados em painel para o período de 2008 à 2012 em 92 países. Os resultados obtidos indicam uma relação positiva entre os índices de liberdade de comércio e de trabalho e os preços pagos pelos serviços industriais em tela, o que não somente dá suporte a teoria de formação de preços existente, mas também mostra a importância da consideração desses fatores na elaboração de estratégias internacionais de preço nesse mercado, contribuindo desta forma para as teorias de estratégia de marketing e estratégia internacional.

Palavras-chave

Estratégia de preços; Serviços industriais; Liberdade de comércio; Liberdade de trabalho; Estratégia internacional; Pricing strategy; Industrial services; Trade freedom; Labor freedom; International strategy

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Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Laban Neto, Silvio Abrahao
Boehe, Dirk Michael

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