Value creation and value appropriation in networks: An empirical analysis of the role of geographical indication in the wine industry in vale dos vinhedos, rs, brazil

Carregando...
Imagem de Miniatura
Autores
Schmidt, Carla Maria
Saes, Maria Sylvia Macchione
Orientador
Co-orientadores
Tipo de documento
Artigo Científico
Data
2014
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Investiga-se, neste artigo, os impactos associados à introdução de um registro de Indicação Geográfica em uma rede que opera dentro do sistema agroindustrial do vinho, na região Sul do Brasil. A rede é formada por vinícolas, produtores de uva, hotéis, restaurantes e artesãos. Dentro desse sistema complexo ocorrem várias ações coletivas, destacando-se a obtenção de um registro de Indicação Geográfica dos vinhos finos. Embora suponha-se que tal registro afete os diversos atores do sistema coletivo, seu impacto real é desconhecido. Assim, este estudo tem como objetivo identificar (i) se a Indicação Geográfica permite a criação de valor para os diferentes agentes que atuam no sistema agroindustrial e (ii) como ocorre a apropriação do valor gerado pela Indicação Geográfica. Baseando-se em entrevistas e questionários realizados com produtores e vinícolas, os autores realizam estimações em painel. Os principais resultados apontam um cenário de criação de valor na rede investigada. Em relação à apropriação de valor, as estimativas sugerem que as vinícolas são capazes de se apropriarem mais do valor criado dentro da rede

Titulo de periódico
Organizações Rurais & Agroindustriais
Título de Livro
Idioma
Inglês
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Exatas e da Terra

Ciências Sociais Aplicadas
Citação