Estudo do efeito da idade e da nacionalidade das firmas farmacêuticas sobre as suas estratégias de diversificação

dc.contributor.advisorGUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIRO
dc.contributor.authorShiramizu, Rodrigo Kenji
dc.coverage.spatialS�o Paulopt_BR
dc.creatorShiramizu, Rodrigo Kenji
dc.date.accessioned2021-09-13T03:11:09Z
dc.date.accessioned2019-06-29T19:48:30Z
dc.date.available2021-09-13T03:11:09Z
dc.date.available2016
dc.date.available2019-06-29T19:48:30Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractTendo como pano de fundo o mercado farmacêutico brasileiro, o presente estudo investiga se o conhecimento adquirido pela firma e a sua nacionalidade influenciam as suas escolhas de diversificação e se essas escolhas se alteram conforme a firma amadurece. De modo fundamental, a estratégia de diversificação envolve a escolha entre utilizar os recursos e conhecimentos disponíveis para expandir produtos/mercados familiares a firma ou investir em novos produtos/mercados que exigem o desenvolvimento de novos conhecimentos. Para testar esta relação, foram analisados os registros de medicamento aprovados pela ANVISA durante o período entre 2006 e 2015, totalizando 2.338 registros de medicamentos únicos de 110 firmas. Os dados foram analisados através de um painel de dados com o modelo de efeitos aleatórios. O resultado foi a não confirmação da hipótese de o conhecimento da firma influenciar as escolhas de diversificação. Todavia, a hipótese que a nacionalidade influencia a estratégia de diversificação foi parcialmente validada.pt_BR
dc.description.otherWith the background of the Brazilian Pharmaceutical Market, the present study investigates whether the existing firm knowledge and nationality affects diversification choices and how these choices change as the firm matures. In a fundamental way, the diversification strategy involves choosing between using the available resources and knowledge to invest in a similar product/market or in a new products/market that require the development of new knowledge. To test this hypothesis, we analyzed the drug registry approved by ANVISA during 2006 – 2015, totaling 2.338 unique registries from 110 firms. The data was analyzed using a panel data with random effects model. The result was the no confirmation of the hypothesis that the knowledge of the firm influences the diversification choices. However, the hypothesis that the nationality influences the diversification strategy was partially validated.pt_BR
dc.format.extent42 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2170
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectEstratégia de diversificação; Aprendizado organizacional; Dilema da multinacional; Mercado brasileiro; Indústria farmacêutica; Brasil.pt_BR
dc.titleEstudo do efeito da idade e da nacionalidade das firmas farmacêuticas sobre as suas estratégias de diversificaçãopt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublicationacc91f13-6399-4550-8409-8ada90bdff54
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