Avaliações online: fatores motivadores e consequências para empresas- uma revisão sistemática de literatura e um framework para futuras pesquisas

dc.contributor.advisorProfessora Farah Diba Abrantes-Braga
dc.contributor.authorArthur Garcia Castro Gonzalez
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorArthur Garcia Castro Gonzalez
dc.date.accessioned2022-04-26T18:04:31Z
dc.date.available2022-04-26T18:04:31Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO ‘boca-a-boca’ sempre teve um papel importante na decisão de compra do consumidor. No mundo de smartphones, conexão onipresente e mídias digitais, essa influência expandiu para o universo eletrônico, para o ‘boca-a-boca eletrônico’ (a.k.a. e-WOM, eletronic word of mouth). Um subtipo do e-WOM são as avaliações online que consistem no compartilhamento das avaliações (de produtos e ou serviços) nas diversas plataformas online (e.g., mídias sociais), ou seja, o compartilhamento da opinião de consumidores sobre produtos / serviços que adquiriram. Devido a sua importante influência na tomada de decisão do consumidor, esse compartilhamento tem sido encorajado por gigantes tech como a Amazon (inicialmente), e se expandiu dando origem a plataformas especificas de avaliações, caso do TripAdvisor. Em um mundo de mídias sociais onde avaliações online influenciam a escolha de consumidores, faz-se necessário que as empresas entendam esse fenômeno, que fatores motivam o compartilhamento e qual o impacto disso nas empresas? Nesse trabalho fizemos uma revisão sistemática de literatura buscando responder essas perguntas, identificando fatores motivadores das avaliações online, e das consequências para empresas, resultando em um modelo com proposições para pesquisa futura.pt_BR
dc.description.qualificationlevelGraduaçãopt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3167
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.pt_BR
dc.subjectRevisões e avaliações onlinept_BR
dc.subjectboca-boca-eletrônicopt_BR
dc.subjectmarketing digitalpt_BR
dc.subjectcomportamento do consumidorpt_BR
dc.titleAvaliações online: fatores motivadores e consequências para empresas- uma revisão sistemática de literatura e um framework para futuras pesquisaspt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.subject.capesCiências Exatas e da Terrapt_BR
local.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Imagem de Miniatura
Nome:
Arthur Garcia Castro Gonzalez_Trabalho.pdf
Tamanho:
291.5 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
TEXTO COMPLETO
N/D
Nome:
Arthur Garcia Castro Gonzalez_Termo de Autorização - ok.pdf
Tamanho:
1.13 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
INDISPONIVEL - Autorização do aluno

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: