O impacto da formação inicial docente via EaD sobre o novo estudante de Pedagogia
dc.contributor.advisor | RICARDO PAES DE BARROS | |
dc.contributor.author | Serebrinic, Vivian Jacobsohn | |
dc.coverage.cidade | São Paulo | pt_BR |
dc.coverage.pais | Brasil | pt_BR |
dc.creator | Serebrinic, Vivian Jacobsohn | |
dc.date.accessioned | 2023-08-02T04:21:04Z | |
dc.date.available | 2023-08-02T04:21:04Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | A formação inicial docente no Brasil encontra-se hoje concentrada majoritariamente em instituições privadas, na modalidade à distância. Os cursos EaD, em especial, já representam 68% das matrículas no curso superior de Pedagogia (2019), e seguem crescendo em participação nos últimos anos. Em paralelo, o perfil do estudante vem mudando, com uma tendência de crescimento dos alunos sem experiência prévia em docência. Dada a relevância da qualidade dos professores no aprendizado de seus alunos, e o intuito da formação inicial em aprimorar a qualificação docente, faz-se necessário uma avaliação mais robusta da eficácia dos cursos EaD, vis-à-vis os cursos presenciais. Esse estudo visa contribuir para essa questão, avaliando os resultados no ENADE (Exame Nacional do Ensino Superior) de estudantes similares em características observáveis, mas que diferem quanto à modalidade do curso de Pedagogia frequentado. A análise encontrou que os estudantes da modalidade EaD apresentaram notas 0,20 desvios-padrão menor que os da modalidade presencial. Além disso, essa diferença foi significativamente maior entre estudantes sem experiência em magistério, sugerindo um impacto maior da modalidade de ensino dentre esse perfil de aluno, que caminha para tornar-se preponderante. | pt_BR |
dc.description.other | The initial teacher education in Brazil is currently concentrated in private education institutions, through Distance Learning. The DL courses, particularly, already account for 68% of the enrollments in Pedagogy higher education courses (2019) and have been continuously growing in recent years. In parallel, the student profile has been changing, with a trend of growth in the student body without any previous teaching experience. Given the relevance of teacher quality on students’ learning, and the goal of the initial teacher education of improving teacher qualification, a better assessment of the distance learning courses, vis-à-vis the in-person ones, is needed. This study aims to contribute to this question, by evaluating the results of ENADE (Brazil’s Higher Education National Exam) among students, similar in observable characteristics, but different regarding the Pedagogy course modality attended (distance or in-person). The analysis has found that students in distance learning courses presented grades 0,20 standard-deviations lower than the ones in the in-person modality. Also, this difference was significantly higher among students without previous teaching experience, suggesting a bigger impact of the learning modality among this student profile, which is evolving to become predominant | pt_BR |
dc.description.qualificationlevel | Mestrado | pt_BR |
dc.format.extent | 133 p. | pt_BR |
dc.format.medium | Digital | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5990 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Ensino à Distância | pt_BR |
dc.subject | Formação Inicial Docente | pt_BR |
dc.subject | EaD | pt_BR |
dc.subject.keywords | Pedagogy | pt_BR |
dc.subject.keywords | Distance Learning | pt_BR |
dc.subject.keywords | Initial Teacher Education | pt_BR |
dc.subject.keywords | DL | pt_BR |
dc.title | O impacto da formação inicial docente via EaD sobre o novo estudante de Pedagogia | pt_BR |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.contributor.boardmember | SERGIO PINHEIRO FIRPO | |
local.contributor.boardmember | Madeira, Ricardo de Abreu | pt_BR |
local.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
local.type | Dissertação | pt_BR |
relation.isAdvisorOfPublication | dfaf7273-62c5-4194-b94c-8570fd22f630 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | dfaf7273-62c5-4194-b94c-8570fd22f630 | |
relation.isBoardMemberOfPublication | 1063735c-3cb1-4177-82ac-0d9814544887 | |
relation.isBoardMemberOfPublication.latestForDiscovery | 1063735c-3cb1-4177-82ac-0d9814544887 |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- Vivian Serebrinic - Dissertação.pdf
- Tamanho:
- 6.98 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
- Vivian Serebrinic - Dissertação
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
N/D
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 282 B
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: