The impact of global perceived quality on the behaviour of automobile’s consumers

dc.contributor.authorQuiroga Souki, Gustavo
dc.contributor.authorLuiz Pinheiro de Oliveira, Rodrigo
dc.contributor.authorsabella, Giuliana
dc.contributor.authorTasso Moreira Silva, Jersone
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorQuiroga Souki, Gustavo
dc.creatorLuiz Pinheiro de Oliveira, Rodrigo
dc.creatorsabella, Giuliana
dc.creatorTasso Moreira Silva, Jersone
dc.date.accessioned2022-10-20T19:25:09Z
dc.date.available2022-10-20T19:25:09Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractObjetivo do estudo: Identificar os atributos de qualidade percebidos dos proprietários de carros e como esses atributos afetam a satisfação, o arrependimento, a confiança, o orgulho e a comunicação boca a boca. Metodologia / abordagem: Esta pesquisa foi desenvolvida em duas fases (qualitativa e quantitativa). Na fase qualitativa, foram realizadas 20 entrevistas em profundidade com os proprietários dos carros, com o objetivo de identificar os atributos de qualidade percebidos por eles. Na fase quantitativa, foi realizado um survey com 311 proprietários de automóveis de marcas diferentes. Para a análise estatística optou-se por testar o modelo hipotético por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Principais resultados: A qualidade percebida pelos proprietários de automóveis é um construto multidimensional (status e poder, dirigibilidade, responsabilidade corporativa, marca e tradição da montadora, valor de revenda e manutenção, durabilidade, espaço interno e capacidade do porta malas) que apresenta impactos sobre satisfação, arrependimento, comunicação boca a boca, confiança e orgulho. Contribuições teórico-metodológicas: Esta pesquisa mede a percepção da qualidade dos automóveis em situações pós compra, explorando não apenas atributos em qualidade de serviço, mas também o produto em si. Além disso, verificou se que a percepção de qualidade afeta as dimensões comportamentais além da satisfação, como arrependimento, confiança, orgulho e comunicação boca-a-boca. Relevância / originalidade: Este trabalho considerou tanto atributos tangíveis (por exemplo, espaço interno e capacidade do tronco) quanto intangíveis (por exemplo, poder e status, marca e tradição da empresa) percebidos pelos proprietários de automóveis. Além disso, investigar a percepção de qualidade no serviço e no produto ao mesmo tempo não é comum na literatura de comportamento do consumidor.pt_BR
dc.description.otherPurpose of the study: The objective of this work was to identify the perceived quality attributes of car owners and how these attributes affect satisfaction, regret, trust, pride and, word of mouth communication. Methodology / approach: There were two phases (qualitative and quantitative) in this study. In the qualitative phase, we conducted 20 in-depth interviews with car owners, with the purpose of identifying the perceived quality attributes by them. In the quantitative phase, we surveyed 311 owners of automobiles of different brands. For the statistical analysis, we opted to test the hypothetical model through Structural Equations Modeling (SEM). Main results: Results show that perceived quality among automobile consumers is a multidimensional construct (status and power, handling dynamics, corporate responsibility, brand heritage, resale value, durability, internal space, and trunk capacity) and impacts on satisfaction, regret, word of mouth communication, trust, and pride. Theoretical / methodological contributions: This research measures the perception of quality of automobiles in post-purchase situations, exploring not only attributes in service quality but also the product itself while exploring other dimensions from the quality-perception construct. Furthermore, it studied how the perception of quality affects behavioral dimensions beyond the satisfaction construct: regret, reliability, pride, and word-of-mouth communication. Relevance / originality: This work considered both physical attributes (e.g., internal space and trunk capacity) and, intangibles (e.g., Power and Status, Brand and company's tradition) perceived by car owners. Moreover, to investigate the perception of quality in service and product at the same time is not common in consumer behavior literature.pt_BR
dc.format.extent429 - 443pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.doi10.5585/remark.v17i3.3843pt_BR
dc.identifier.issn2177-5184pt_BR
dc.identifier.issue3pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4346
dc.identifier.volume17pt_BR
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.language.otherPortuguêspt_BR
dc.publisherUninovept_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Marketing (ReMark)pt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORpt_BR
dc.subjectQualidade Percebidapt_BR
dc.subjectIndústria Automobilísticapt_BR
dc.subjectModelagem de Equações Estruturaispt_BR
dc.subjectQualidade de serviçopt_BR
dc.subjectComportamento do Consumidorpt_BR
dc.subject.keywordsPerceived Qualitypt_BR
dc.subject.keywordsAutomotive Industrypt_BR
dc.subject.keywordsStructural Equation Modellingpt_BR
dc.subject.keywordsService Qualitypt_BR
dc.subject.keywordsConsumer Behaviourpt_BR
dc.subject.otherComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleThe impact of global perceived quality on the behaviour of automobile’s consumerspt_BR
dc.title.alternativeImpactos da Qualidade Percebida Global no Comportamento dos Consumidores de Automóveispt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.identifier.sourceUrihttps://www.redalyc.org/articulo.oa?id=471759751010
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
N/D
Nome:
Artigo_2018_The impact of global perceived_TC.pdf
Tamanho:
555.61 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Artigo_2018_The impact of global perceived_TC
N/D
Nome:
Acesso_Primeira Pagina_The impact of global perceived quality on the behaviour of automobile s consumers.pdf
Tamanho:
302.22 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: