O impacto de ações de Service Infusion nas compras de produtos

dc.contributor.advisorRamos, Carla Sofia Dias
dc.contributor.authorSantos, Rafael Sanches
dc.coverage.spatialS�o Paulopt_BR
dc.creatorSantos, Rafael Sanches
dc.date.accessioned2021-09-13T03:11:38Z
dc.date.accessioned2019-07-06T17:52:44Z
dc.date.available2021-09-13T03:11:38Z
dc.date.available2017
dc.date.available2019-07-06T17:52:44Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractA discussão no meio acadêmico em torno da importância de se agregar serviços às ofertas de produtos (service infusion) como forma de diferenciação e combate à comoditização de produtos não é nova. No entanto, o impacto de ações de service infusion é um tema que ainda não foi debatido de forma aprofundada na literatura. Este trabalho visa contribuir com evidência empírica para um entendimento mais aprofundado deste tema. A partir de dados de 6.635 clientes de uma empresa que pratica service infusion com parte dos seus clientes, é feita uma análise estatística com aplicação de modelos teóricos para medir o impacto sobre o número de unidades de produto compradas por clientes que foram alvo de ações de service infusion. Foi também analisado o impacto sobre essas compras resultante de diferentes graus de intensidade de ações de service infusion, assim como de ações de naturezas distintas. Os resultados permitem concluir que (i) a adoção de práticas de service infusion tem um impacto positivo nas unidades demandadas, (ii) que este impacto varia de acordo com a natureza do service infusion e (iii) que existe uma quantidade de ações a partir da qual esse impacto passa a ser negativo. A conclusão (i) está em linha com trabalhos anteriores, ao passo que as conclusões (ii) e (iii) contribuem de maneira inovadora para a literatura existente, pois além de corroborarem quantitativamente com o arcabouço teórico existente, são importantes insights para gestores sobre os efeitos esperados na aplicação de atividades de service infusion.pt_BR
dc.description.otherThe discussion in academia about the importance of adding services to the product offerings (service infusion) as a way of differentiation and thus avoid product commoditization is not new. However, the impact of service infusion actions is a topic that so far has not been deeply discussed in the literature. This work aims to contribute with empirical evidences for a deeper understanding of the subject. Through the data of 6.635 clients of a company that has service infusion as practice with its clients, statistical analysis and theoretical models are applied to measure the impact on the purchased units by clients that received service infusion actions. The service infusion intensity impact on those purchases and the nature of the actions were also analyzed. Based on the results, it is possible to conclude that (i) the adoption of service infusion practices has a positive impact on the purchased units, (ii) such impact varies according to the nature of service infusion actions and (iii) that there is a quantity of actions beyond which the impact turns to be negative. Conclusion (i) is aligned with previous papers, while conclusion (ii) and (iii) contribute in an innovative fashion to the current literature, given that besides quantitatively corroborating to the existing theory, provide meaningful insights for managers about the expected effects in the application of service infusion activities.pt_BR
dc.format.extent43 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2196
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.titleO impacto de ações de Service Infusion nas compras de produtospt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.typeDissertaçãopt_BR
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