O papel do D2C na competição de preços no varejo: evidências do mercado de linha branca brasileiro

dc.contributor.advisorGUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIRO
dc.contributor.authorDrumond, Lucas Wanderley
dc.coverage.spatialS�o Paulopt_BR
dc.creatorDrumond, Lucas Wanderley
dc.date.accessioned2021-09-13T03:11:22Z
dc.date.accessioned2019-07-06T19:11:37Z
dc.date.available2021-09-13T03:11:22Z
dc.date.available2018
dc.date.available2019-07-06T19:11:37Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractÀ medida que o comércio eletrônico se consolida como um importante canal de venda de produtos e serviços, a Internet é usada não apenas por revendedores exclusivamente online e por varejistas tradicionais que possuem operações e-commerce, mas também pelas próprias empresas fabricantes. Este artigo analisa o posicionamento de preços dos Canais de Venda Direta ao Consumidor (D2C), comparando-o com o posicionamento dos outros intermediários que atuam no mercado. O objetivo específico é identificar o comportamento de preços do D2C em relação aos varejistas tradicionais físicos e online à luz da influência regional e das marcas. O mercado de Eletrodomésticos da Linha Branca foi selecionado para este estudo, que analisa uma amostra de mais de 60.000 observações de preços para refrigeradores, fogões e máquinas de lavar roupas ao longo de seis meses de 2017, no mercado brasileiro. O estudo encontra evidências que a competitividade regional é importante para a diferenciação de preços nos canais, assim como as marcas apresentam propensões diferentes para competir com seus intermediários no mercado.pt_BR
dc.description.otherAs e-commerce emerges as an important trading channel, the Internet is explored not only by pure e-tailers and conventional retailers with online operations, but also by manufacturing companies. Producers create their own online channel to explore opportunities in the market. This paper analyses the price positioning of the Direct-to-Consumer channels by comparing it with those practiced by other types of retailers. The specific goal is to identify D2C’s pricing behaviour vis-à-vis traditional physical and online retailers under regional and brand influence. The White Goods Market is selected to this study, which analyses a sample consisted by more than 60.000 price observations for refrigerators, cookers and washing machines during six months of 2017 in the Brazilian Market. The study shows that regional competitiveness is important for price differentiation in channels, just as brands have different propensities to compete with their market intermediaries.pt_BR
dc.format.extent37 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2205
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectE-commerce; Precificação; Mercado Eletrônico; Eletrodomésticos;pt_BR
dc.titleO papel do D2C na competição de preços no varejo: evidências do mercado de linha branca brasileiropt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublicationacc91f13-6399-4550-8409-8ada90bdff54
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