O papel do D2C na competição de preços no varejo: evidências do mercado de linha branca brasileiro

Carregando...
Imagem de Miniatura
Co-orientadores
Tipo de documento
Dissertação
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
À medida que o comércio eletrônico se consolida como um importante canal de venda de produtos e serviços, a Internet é usada não apenas por revendedores exclusivamente online e por varejistas tradicionais que possuem operações e-commerce, mas também pelas próprias empresas fabricantes. Este artigo analisa o posicionamento de preços dos Canais de Venda Direta ao Consumidor (D2C), comparando-o com o posicionamento dos outros intermediários que atuam no mercado. O objetivo específico é identificar o comportamento de preços do D2C em relação aos varejistas tradicionais físicos e online à luz da influência regional e das marcas. O mercado de Eletrodomésticos da Linha Branca foi selecionado para este estudo, que analisa uma amostra de mais de 60.000 observações de preços para refrigeradores, fogões e máquinas de lavar roupas ao longo de seis meses de 2017, no mercado brasileiro. O estudo encontra evidências que a competitividade regional é importante para a diferenciação de preços nos canais, assim como as marcas apresentam propensões diferentes para competir com seus intermediários no mercado.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Citação