Efeitos de uma promoção no comportamento do consumidor em duas escolhas subsequentes entre bens hedônicos e utilitários

dc.contributor.advisorGIULIANA ISABELLA
dc.contributor.authorVistocchi, Mateus Martins
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorVistocchi, Mateus Martins
dc.date.accessioned2017-10-06T13:42:54Z
dc.date.accessioned2021-09-13T02:46:43Z
dc.date.available2017
dc.date.available2017-10-06T13:42:54Z
dc.date.available2021-09-13T02:46:43Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO dilema entre consumir um bem hedônico ou utilitário está muito presente no dia-a-dia dos consumidores. Ao escolher o que comer, esse dilema se traduz em optar por algo mais saudável ou mais prazeroso. Após essa escolha, o consumidor geralmente tem de escolher sua sobremesa que também pode ser mais utilitária ou mais hedônica. Para fazer com que o consumidor opte pela indulgência, a literatura sugere que profissionais de marketing e vendas devam buscar a criação de pretextos para que o cliente obtenha a justificativa necessária para optar por um consumo que lhe faz sentir culpado. Nesse estudo, o objetivo é verificar se uma promoção na forma de brinde é capaz de criar essa justificativa para o consumidor, mudando sua preferência para o consumo hedônico, bem como compreender como a primeira escolha (prato principal, por exemplo) afeta a segunda (sobremesa).pt_BR
dc.description.otherThe dilemma between consuming a hedonic or utilitarian good is very common in consumers’ routine. When choosing what eat, this dilemma translates into opting for a heathier but not very tasty dish or for a tastier, but less healthy dish. Once that choice is made, consumers usually have to pick their dessert, which can also be either more hedonic or more utilitarian. To make consumers choose indulgence, previous literature suggests that marketing and sales professionals try and create pretexts for customers to obtain a justification for a consumption that makes them feel guilty. In this study, the objective is to verify if a promotion where the customer gets something for free when purchasing something else is enough to shift consumers’ preference to hedonic consumption. Besides, the author also seeks understanding on how the first choice (main dish) affects the second one (dessert).pt_BR
dc.format.extent28 f.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1626
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.pt_BR
dc.subjectPromoçõespt_BR
dc.subjectHyperopiapt_BR
dc.subjectHedonismopt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectEscolhapt_BR
dc.subjectPromotionspt_BR
dc.subjectHyperopiapt_BR
dc.subjectHedonismpt_BR
dc.subjectBehaviorpt_BR
dc.subjectChoicept_BR
dc.titleEfeitos de uma promoção no comportamento do consumidor em duas escolhas subsequentes entre bens hedônicos e utilitáriospt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberTATIANA IWAI
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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