Estratégia de entrada de multinacionais brasileiras em países estrangeiros

dc.contributor.advisorCHARLES KIRSCHBAUM
dc.contributor.authorSepulveda, Maria Pilar
dc.coverage.spatialS�o Paulopt_BR
dc.creatorSepulveda, Maria Pilar
dc.date.accessioned2021-09-13T03:13:22Z
dc.date.accessioned2015-10-13T14:03:02Z
dc.date.available2021-09-13T03:13:22Z
dc.date.available2011
dc.date.available2015-10-13T14:03:02Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.description.abstractNo decorrer dos últimos 30 anos, diversos estudos foram realizados para verificar quais fatores impactavam e quais eram determinantes na formulação das estratégias das empresas nas suas escolhas de entrada em países estrangeiros. Estas pesquisas focavam essencialmente no estudo dos tipos de constituição das empresas, tais como o estabelecimento de parcerias locais (JVs – joint ventures – majoritárias ou minoritárias), greenfield e aquisições. Os fatores de impacto mais citados na literatura são especificidade dos ativos, custo de transação e incerteza do ambiente institucional, sendo este último, apresentado em recentes estudos, trazendo novos fatores de impacto para tais estratégias baseadas nos aspectos cultural, político, legal e psicológico. Este trabalho tem como objetivo avaliar as estratégias de entrada de empresas brasileiras em países estrangeiros em diversos setores de comércio e indústria, baseado na perspectiva institucional, trazendo este tema da estratégia corporativa internacional, que recentemente tem se voltado aos países em desenvolvimento para, o caso brasileiro. Traz também uma nova perspectiva e alternativa sobre a atual discordância a respeito do efeito da distância cultural na estratégia das empresas investidoras da forma de entrada em países estrangeiros. Por último, o estudo busca trazer o conceito da distância, que tem sido intensivamente empregado nos artigos referentes à cultura, para outros aspectos institucionaispt_BR
dc.description.otherOver the past 30 years, several studies were conducted to ascertain which factors impacted and which were instrumental in formulating business strategies in their choice of entry into foreign countries. This research focused primarily on the types of companies’ constitution, such as the establishment of local partnerships (JVs – joint ventures – majority or minority ownerships), greenfield and acquisitions. The most cited factors of impact in the literature are specific assets, transaction costs and uncertainty of the institutional environment, the last being presented in more recent studies, bringing new determinants for such strategies based on the cultural, political, legal and psychological aspects. This study aims to evaluate the entry strategies of Brazilian companies in foreign countries in various sectors of commerce and industry, based on the institutional perspective, bringing this issue of international corporate strategy that has recently grown in importance in developing countries for the Brazilian case. It also brings a new alternative perspective on the current disagreement about the effect of cultural distance in the strategy of investing companies in the mode of entry into foreign countries. Finally, the study seeks to bring the concept of distance, which has been extensively employed in articles related to culture, to other institutional aspects.pt_BR
dc.format.extent72 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/947
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectInstitucionalpt_BR
dc.subjectEmpresas multinacionaispt_BR
dc.subjectEstratégias de entradapt_BR
dc.subjectCulturalpt_BR
dc.subjectDistânciapt_BR
dc.subjectInstitutionalpt_BR
dc.subjectMultinational Enterprisespt_BR
dc.subjectEntry strategiespt_BR
dc.subjectCulturalpt_BR
dc.subjectDistancept_BR
dc.titleEstratégia de entrada de multinacionais brasileiras em países estrangeirospt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberMesquita, Luiz Ferraz De
local.contributor.boardmemberBorini, Felipe Mendes
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublication6a78e139-d40f-41eb-b258-6922f24afda5
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery6a78e139-d40f-41eb-b258-6922f24afda5
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
MARIA PILAR VARELA SEPULVEDA inserido.pdf
Tamanho:
1.11 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
TEXTO COMPLETO
N/D
Nome:
Maria Pilar Varela Sepúlveda autorização.pdf
Tamanho:
1.06 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
INDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Plain Text
Descrição: