Avaliação de impacto do PNAES: Uma Análise Para A Universidade Federal Da Bahia (UFBA)
Autores
Nascimento, Gabrielle Rebouças
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Dissertação
Data
2023
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar o impacto do Programa Nacional de Assistência
Estudantil (PNAES) no desempenho acadêmico dos estudantes da Universidade Federal da
Bahia (UFBA). Para tanto, é utilizado o método de pareamento por escore de propensão com
diferentes especificações de grupo de controle, sendo estes formados com base nos estudantes
inscritos no edital de seleção dos auxílios do PNAES. O resultado das estimações aponta para
um efeito não significante estatisticamente de receber auxílios do PNAES sobre o desempenho
acadêmico dos alunos da UFBA nos primeiros períodos de estudo. Os achados vão na
contramão da literatura que avaliou o programa em outros contextos e, assim, abrem margem
para questionamentos sobre a eficácia do PNAES em alcançar o seu propósito e sobre uma
possível necessidade de aprimoramento do programa para garantir a permanência e o sucesso
acadêmico de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
This study aims to analyze the impact of the National Student Assistance Program (PNAES) on the academic performance of students at the Federal University of Bahia (UFBA). To this end, the propensity score matching method is used with different control group specifications, these being formed based on the students who applied for PNAES financial aid. The estimation results indicate a statistically non-significant effect of receiving PNAES aid on the academic performance of UFBA students in the early periods of study. The findings contradict the literature that evaluated the program in other contexts, thereby raising questions about the effectiveness of PNAES in achieving its purpose and about a possible need for program improvement to ensure the retention and academic success of students in situations of socioeconomic vulnerability.
This study aims to analyze the impact of the National Student Assistance Program (PNAES) on the academic performance of students at the Federal University of Bahia (UFBA). To this end, the propensity score matching method is used with different control group specifications, these being formed based on the students who applied for PNAES financial aid. The estimation results indicate a statistically non-significant effect of receiving PNAES aid on the academic performance of UFBA students in the early periods of study. The findings contradict the literature that evaluated the program in other contexts, thereby raising questions about the effectiveness of PNAES in achieving its purpose and about a possible need for program improvement to ensure the retention and academic success of students in situations of socioeconomic vulnerability.
Palavras-chave
Avaliação de Impacto; Programa Nacional de Assistência Estudantil; Desempenho Acadêmico; Permanência; Ensino Superior; Impact Evaluation; National Student Assistance Program; Academic Performance; Retention; Higher Education
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS