A Influência da Adoção de práticas de Responsabilidade Social Corporativa no comportamento de compra da alta e baixa renda

dc.contributor.authorQuintão, Ronan Torres
dc.contributor.authorGIULIANA ISABELLA
dc.coverage.cidadeBelo Horizontept_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorQuintão, Ronan Torres
dc.date.accessioned2022-10-13T13:37:25Z
dc.date.available2022-10-13T13:37:25Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo identificar a influência da responsabilidade social corporativa (RSC) no comportamento de compra da alta e baixa renda em relação à percepção de benefício, valor, e intenção de compra do cliente, considerando um contexto onde a empresa socialmente responsável pratica um preço dez por cento maior do que a concorrência. Foram realizados dois experimentos para testar duas hipóteses sobre as relações da renda com o RSC. Como resultado verificou-se que ambos os grupos de consumidores de alta e baixa renda preferem produtos de empresas socialmente responsáveis quando o preço do produto está de acordo com nível de renda e gasto do consumidor. Entretanto os consumidores de baixa renda avaliam melhor comparado com os de alta renda os produtos das empresas que adotam práticas de RSC do que as que não adotam. Limitações do estudo e sugestões futuras são apresentadas no final do artigo.pt_BR
dc.description.otherThis article aims to identify the influence of corporate social responsibility (CSR) in the purchase behaviour on high and low income people. The influences analysed are the perception of benefit, value, intent to purchase and attitude. We used a context of socially responsible company practice a price of ten percent higher than the non-socially responsible companies. We conducted two experiments to test two hypotheses. As a result, we found that both groups of high and low income consumer seek products which companies are socially responsible. Low-income consumers, when the product’s price is compatible with their income, evaluate the products from CSR companies better compared to non-CSR companies than high-income consumers. Limitation of our study and future suggestions are presented at the end of the article.pt_BR
dc.format.extent231 - 255pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2015v15n41p231pt_BR
dc.identifier.issn1984-6606pt_BR
dc.identifier.issue41pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4264
dc.identifier.volume15pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPUC Minaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Economia & Gestãopt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORpt_BR
dc.subjectresponsabilidade social corporativapt_BR
dc.subjectrendapt_BR
dc.subjectcomportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectpreçopt_BR
dc.subjectGEEpt_BR
dc.subject.keywordssocial corporate responsibilitypt_BR
dc.subject.keywordsincomept_BR
dc.subject.keywordsconsumer behaviorpt_BR
dc.subject.keywordspricept_BR
dc.subject.keywordsGEEpt_BR
dc.subject.otherEconomia do Consumidorpt_BR
dc.titleA Influência da Adoção de práticas de Responsabilidade Social Corporativa no comportamento de compra da alta e baixa rendapt_BR
dc.title.alternativeThe Influence Of Corporate Social Responsibility Practices On The Low And High Income Consumer Behaviorpt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.identifier.sourceUrihttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/9283
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublication394598a8-fe04-4eb9-b54d-adbf1979d28b
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