Educação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas: teoria e evidências para o Brasil
Autores
Fernandes, Reynaldo
Orientador
Co-orientadores
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Tipo de documento
Artigo Científico
Data
2012
Resumo
Esse artigo constrói um modelo competitivo que relaciona os salários relativos e a alocação de trabalha dores com diferentes níveis de educação à demanda e à oferta de competências, fornecendo evidências
empíricas para o caso do Brasil. O modelo assume que todos os trabalhadores qualificados realizam tarefas
complexas, que todos os trabalhadores não qualificados executam tarefas simples e que os intermediários
podem fazer ambas.A distribuição dos trabalhadores intermediários nas tarefas é gerada endogenamente
para maximizar o produto total da economia. O modelo é simulado empiricamente para a economia
brasileira entre 1981 e 2009. Os resultados sugerem que houve um aumento na demanda relativa por
trabalhadores qualificados nas tarefas complexas e pelos intermediários em tarefas simples. Sem esses
choques de demanda, os salários relativos dos trabalhadores intermediários teriam se reduzido ainda
mais e os dos trabalhadores qualificados teriam declinado nos últimos 30 anos.
Palavras-chave
Educação; Salários; Tecnologia; América Latina; Brasil
Titulo de periódico
Pesquisa e planejamento econômico (PPE)
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Idioma
Português
Notas
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Ciências Sociais Aplicadas