Educação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas: teoria e evidências para o Brasil

dc.contributor.authorFernandes, Reynaldo
dc.contributor.authorNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
dc.coverage.cidadeNão informadopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorFernandes, Reynaldo
dc.date.accessioned2022-10-28T17:41:00Z
dc.date.available2022-10-28T17:41:00Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractEsse artigo constrói um modelo competitivo que relaciona os salários relativos e a alocação de trabalha dores com diferentes níveis de educação à demanda e à oferta de competências, fornecendo evidências empíricas para o caso do Brasil. O modelo assume que todos os trabalhadores qualificados realizam tarefas complexas, que todos os trabalhadores não qualificados executam tarefas simples e que os intermediários podem fazer ambas.A distribuição dos trabalhadores intermediários nas tarefas é gerada endogenamente para maximizar o produto total da economia. O modelo é simulado empiricamente para a economia brasileira entre 1981 e 2009. Os resultados sugerem que houve um aumento na demanda relativa por trabalhadores qualificados nas tarefas complexas e pelos intermediários em tarefas simples. Sem esses choques de demanda, os salários relativos dos trabalhadores intermediários teriam se reduzido ainda mais e os dos trabalhadores qualificados teriam declinado nos últimos 30 anos.pt_BR
dc.format.extentp. 311-328pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.issue3pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4551
dc.identifier.volume42pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherNão informadopt_BR
dc.relation.ispartofPesquisa e planejamento econômico (PPE)pt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSaláriospt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleEducação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas: teoria e evidências para o Brasilpt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublicationf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
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